Home Notícias Educação Natal sedia primeiro ‘Encontro Nacional de Física’ realizado no Nordeste

Natal sedia primeiro ‘Encontro Nacional de Física’ realizado no Nordeste

Natal sedia primeiro ‘Encontro Nacional de Física’ realizado no Nordeste
0

Pela primeira vez no Nordeste, o Encontro Nacional de Física será sediado em Natal, no Rio Grande do Norte. Em uma união de esforços entre o Departamento de Física Experimental (DFTE) da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN) e o Instituto de Internacional de Física (IFF), o evento acontece de 3 a 7 de setembro, com atividade nos hotéis Praiamar, Rifoles e Pontalmar.

Em comemoração aos 50 anos da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e, também, para estimular a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas, a edição deste ano do encontro será especial. Diversos eventos regulares realizados pela SBF vão acontecer simultaneamente no encontro. Isso possibilita o intercâmbio entre estudiosos dos mais variados âmbitos científicos.

O professor Carlos Chesman, chefe do DFTE ressalta a importância de um encontro desse porte acontecer na cidade. “Natal e a UFRN já podem ser considerados polos atrativos para a ciência e tecnologia. O sucesso do evento só vai corroborar isso”, completou.

Entre os destaques da programação estão palestras dos pesquisadores Fernando Quevedo (International Centre for Theoretical Physics), Harry Swinney (University of Texas at Austin), Jeffrey Hangst (Aarhus University and CERN), Nathaniel Fisch (Princeton University),Paul Chu (University of Houston), Paul Davies (Arizona State University) e Svein Sjoberg (University of Oslo).

Além deles, o evento ainda conta com muitos estudiosos das áreas de matéria condensada e materiais, física estatística e computacional, física biológica, ótica e fotônica, física atômica e molecular, física de partículas e campos, física nuclear, física dos plasmas e pesquisa em ensino de física.

As informações detalhadas e programação completa podem ser consultadas no site oficial do evento.

Física no Parque

Paralelamente ao evento, também acontece, de 2 a 6 de setembro, no Parque da Cidade, o evento Física no Parque, com uma série de atividades gratuitas, abertas ao público e destinadas, especialmente, aos alunos da educação básica e a professores.

O evento de divulgação científica é organizado por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Universidade de São Paulo (USP) e conta com exposições de experimentos, palestras, oficinas de brinquedos científicos relacionados aos princípios de Física e ao cotidiano do visitante, observações com telescópios, e mostras de Astronomia e sessões com o Planetário Barca dos Céus, coordenado pela professora Auta Stella.

Não é necessária inscrição prévia para participar. A programação completa do evento pode ser vista neste link.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!