Home Notícias Brasil RN Natal Natal ganha ‘castramóvel’ que fará atendimento gratuito

Natal ganha ‘castramóvel’ que fará atendimento gratuito

Publicidade

Natal ganha ‘castramóvel’ que fará atendimento gratuito
0
Publicidade

Natal acaba de ganhar dois veículos que irão oferecer serviço móvel de castração para animais adotados por famílias de baixa renda e posteriormente, para animais em situação de rua. A primeira unidade já está em solo natalense, enquanto a segunda unidade chegará até a próxima sexta-feira (29).

Ainda não existe uma previsão de quando os veículos Castra Móvel irão ter as atividades inicializadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), será preciso, inicialmente, realizar um convênio entre a Universidade Potiguar (UNP) e o Executivo municipal para viabilizar o serviço com os procedimentos cirúrgicos em pets.

A universidade entrará com a equipe de profissionais que vai atuar nas unidades móveis, com a Semurb sendo responsável pela aquisição de medicamentos e material de uso diário. Nesse primeiro momento, uma emenda parlamentar do vereador Sandro Pimentel (PSOL) já garantiu recursos na ordem de R$ 300 mil para viabilizar a compra dos insumos veterinários.

Projeto do ‘Castramóvel’

O projeto de lei que garantiu a implementação do serviço móvel é de autoria de Sandro Pimentel, que informou ao Portal N10 como os “castramóveis” estão equipados. “Os trailers contam com três espaços, sendo um de pré-cirurgia, um de cirurgia e outro do pós-operatório. Existe ainda pia e banheiro. “

O vereador ainda informou que os dois “castramóveis”  irão oferecer serviços itinerantes nas zonas de Natal, além de ressaltar que o serviço é exclusivo para a capital do Estado.

Nesta terça-feira (26), Sandro Pimentel divulgou um vídeo no qual ele pede celeridade da Prefeitura para que os veículos possam iniciar os atendimentos nas ruas da cidade. Confira:

Castração

A população de cães e gatos cresce dia após dia. Porém, nem todos aqueles que nascem conseguem ter um dono ou um bom lar. São os chamados cães e gatos de rua. Sabe qual o destino destes pobres animais? O sacrifício ou morrer à míngua.

Não há lugar para abrigar tantos cães e gatos. Não seria mais humano e racional evitar o nascimento de tantos animais? Ninhadas são abandonadas no meio da rua e aqueles que sobrevivem geram mais e mais animais que terão um destino incerto.

Muitos permitem que seus animais andem soltos e não têm controle sobre os acasalamentos. E a história repete-se : gestação indesejada, ninhada abandonada, mais cães e gatos na rua. Assim, para muitos casos a esterilização, principalmente das fêmeas, é a melhor solução.

A castração também é indicada para a prevenção de doenças como tumores prostáticos, mamários e uterinos.

Publicidade

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!