Home Notícias Ciência NASA planeja habitar Vênus através de cidades flutuantes

NASA planeja habitar Vênus através de cidades flutuantes

Publicidade

NASA planeja habitar Vênus através de cidades flutuantes
Imagem: NASA Langley Research Center
0
Publicidade

Todo mundo está ansioso para começar a povoar com seres humanos o planeta Marte, principalmente por causa de suas qualidades semelhantes à Terra. De todos os planetas do sistema solar, Marte é o que possui a química atmosférica mais similar com a da Terra e sua temperatura média não é excessivamente fria ( -63 o C ) também. Além disso, tanto a Terra quanto Marte têm grandes calotas polares, que se acredita ser predominantemente composto por gelo de água.

Mas o que dizer de Vênus, nosso vizinho mais próximo? Vênus é realmente muito semelhante à Terra. Tanto é assim que ele é muitos vezes descrito como gêmeo da Terra. Os dois planetas são semelhantes em tamanho, massa, densidade, gravidade e composição. Então, por que não estamos tentando fazer com que os seres humanos residam em vênus? Bem, provavelmente isso não ocorra devido ao fato de que Vênus é infernal.

É o planeta mais quente do sistema solar, com temperaturas de superfície atingindo 465 o C (870 o F) – o calor é tamanho que chega a ser suficiente para derreter chumbo. Ele também é envolto em uma atmosfera muito densa, com nuvens de ácido sulfúrico tóxicos, e sua pressão superficial é de cerca de 90 vezes maior que a nossa. Trata-se do planeta mais quente do Sistema Solar.

Sabendo disso, uma equipe de cientistas da NASA pretende desenvolver uma “cidade-nuvem” flutuante na atmosfera de Vênus, para que populações humanas possam habitá-la permanentemente.  O Langley Research Center (LaRC), da NASA, parecer ter uma boa solução para inabitabilidade venusiana, ao propor a instalação de uma residência para seres humanos na atmosfera planetária. Batizado de “Conceito Operacional de Alta Altitude em Vênus” (HAVOC), o projeto inclui uma série de instâncias que seriam iniciadas com o envio de um robô à atmosfera para avaliar suas águas e continuaria com uma missão orbital tripulada de 30 dias. Se tudo correr bem, o HAVOC poderá se transformar em uma cidade flutuante que abrigará a presença permanente do homem em Vênus.

A missão contempla o uso de aeronaves de hélio, movidas à energia solar e que flutuariam a 50 km sobre a superfície de Vênus, onde a temperatura ainda é moderada.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!