Notícias

Nasa lançará missão para recolher amostras de asteroide

(ANSA) – A Nasa está preparando o lançamento da missão Osiris-Rex para coletar 60 gramas de material do asteroide Bennu, que orbita próximo à Terra, para estudar a composição do astro. A missão será enviada ao espaço no dia 8 de setembro, atingindo o asteroide em agosto de 2018, e deverá voltar para o planeta em 2023.

A Osiris-Rex, uma abreviação de Origins Spectral Interpretation Resource Identification Security – Regolith Explorer, é a primeira a ser realizada pela agência norte-americana com esse objetivo.

Porém, essa será a terceira vez que uma equipe traz para o planeta uma amostra de um astro desse tipo. O Japão, através da nave espacial Hayabusa, retirou mínimas partes de um asteroide em 2010, chegando a Terra no ano passado, e coletou outra amostra em 2015 que deverá chegar para análise em 2020.

Os equipamentos espaciais já chegaram ao Cabo Canaveral, última etapa em terra da missão, e os ajustes estão sendo finalizados.

Erros em medições

Em meio ao anúncio do lançamento da nova missão, o bilionário Nathan Myhrvold, acusou a Nasa de ter cometido uma “irregularidade após a outra” durante a missão NeoWise, que utiliza o telescópio Wise, que media o tamanho de asteroides no espaço.

Segundo Myhrvold, a agência espacial teria “erros fundamentais” na análise de mais de 157 mil astros próximos à Terra (os chamados Neo), em falhas que variariam em 30% e 300% nos números apresentados.

Os especialistas da Nasa rebateram as acusações e afirmaram que os dados apresentados são coerentes com as medidas obtidas por outros dois telescópios, o Akari e o Iras, desenvolvidos em uma parceria dos Estados Unidos, Reino Unido e Holanda.

O responsável pelo centro de coordenação de Neo na Agência Espacial Europeia (ESA), Ettore Perozzi, também criticou o artigo do bilionário – que é apaixonado por tecnologia espacial e considerado um visionário.

“Medidas desse tipo não são fáceis de obter porque se tratam de estimativas indiretas onde cometer erros é possível. Mas, acusar a Nasa dessa maneira me parece desonesto. Apenas 10% dos Neo são conhecidos e passíveis de medidas mais refinadas e qualquer esforço para aumentar esse percentual é bem-vindo”, disse Perozzi.

De maneira geral, as estimativas de dimensões dos asteroides são baseadas na luminosidade, que fornece indicações sobre a composição e o diâmetro, ou sobre o calor que esses pequenos corpos celestes emitem. Segundo Perozzi, uma das maneiras para calibrar os modelos existentes e para verificar se uma certa composição corresponde a uma certa luminosidade é analisar diretamente um asteroide, como a Nasa está se preparando para fazer com a missão Osiris-Rex.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.