Nasa divulga vídeo do sol em ultra definição (4K)

A Nasa divulgou no último sábado (1º) imagens espetaculares do sol. A filmagem foi realizada pelo Solar Dynamics Observatory, um observatório lançado em 2010 pela NASA, que tem como missão analisar o Sol a todo instante. Com ultra definição (4K), o vídeo apresenta reações nucleares acontecendo no astro com detalhes impressionantes.

Solar Dynamics Observatory (SDO) é uma sonda não-tripulada da NASA que estuda processos do Sol que afetam diretamente a vida na Terra, e cujo lançamento ocorreu de Cabo Canaveral em 11 de fevereiro de 2010.

A sonda é uma espaçonave construída com três eixos, com quatro telescópios embutidos em sua estrutura, dois painéis solares e duas antenas de longo alcance. Entre seus principais instrumentos estão o Extreme Ultraviolet Variability Experiment, que mede a irradiação de ultravioleta do astro em alta definição, o Helioseismic and Magnetic Imager, que estuda a variação e as características do interior solar e os componentes da atividade magnética em sua superfície. Além disso, transporta o revolucionário Atmospheric Imaging Assembly, capaz de trasmitir imagens do disco solar inteiro, em faixas de ultravioleta e infra-vermelho não alcançadas antes por suas predecessoras.

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!