Home Notícias Universo Nasa anuncia descoberta de mais de mil planetas

Nasa anuncia descoberta de mais de mil planetas

Publicidade

Nasa anuncia descoberta de mais de mil planetas
Ilustração: NASA/W. Stenzel
0
Publicidade

A Nasa informou nesta terça-feira (10) que o telescópio Kepler localizou exatos 1.284 novos planetas fora do nosso sistema solar. Essa é a maior descoberta em quantidade da história da astronomia e mais que duplica o número de planetas conhecidos. “Este anúncio mais do que duplica o número de exoplanetas descobertos pelo telescópio Kepler”, indicou Ellen Stofan, cientista-chefe da agência espacial americana.

“Isso nos dá esperança de que em algum lugar lá fora, em torno de uma estrela muito parecida com a nossa, poderemos, eventualmente, descobrir um planeta parecido com a Terra”, acrescentou.

Lançado em 2009, o observatório espacial Kepler monitorou 150.000 estrelas em busca de sinais de corpos em órbita, particularmente aqueles que poderiam ser capazes de sustentar a vida.

Este trabalho se faz através da observação de um escurecimento da luz da estrela, conhecido como trânsito, cada vez que um planeta passa orbitando diante dela. “Dos cerca de 5.000 candidatos a planetas encontrados até agora, mais de 3.200 já foram verificados, e 2.325 deles foram descobertos pelo Kepler”, explicou a Nasa em um comunicado.

Com esta nova descoberta, cerca de 550 corpos podem ser planetas rochosos como a Terra, com base em seu tamanho, segundo informou a agência espacial americana. Ainda de acordo com a Nasa, nove deles orbitam na zona habitável do seu sol, que é a distância de uma estrela onde os planetas que orbitam podem ter temperaturas que permitem a existência de água em forma líquida. Esses nove exoplanetas potencialmente habitáveis se somam aos 21 outros exoplanetas já conhecidos por orbitarem a zona habitável de suas estrelas.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!