Home Notícias Mundo NASA adverte que a água potável na Califórnia irá acabar em um ano

NASA adverte que a água potável na Califórnia irá acabar em um ano

NASA adverte que a água potável na Califórnia irá acabar em um ano
Foto: Reprodução/Actualidad RT
0

A crise da água não é uma exclusividade do Brasil. Cientistas da NASA pedem urgência na adoção de medidas urgentes para alcançar a sustentabilidade do consumo de água potável na Califórnia. Dados da NASA mostram que o volume total de água nas bacias dos rios Sacramento e San Joaquin, no Estado da Califórnia, EUA, que compreendem a neve derretida, e reservas subterrâneas, tem diminuído desde 2014 cerca de 42.000 milhões de metros cúbicos, de acordo com Jay Famiglietti, cientista do Laboratório de Propulsão da NASA em seu artigo no Los Angeles Times.

A NASA adverte que a Califórnia está perdendo a água armazenada desde 2002, e que dois terços destas perdas são decorrentes da utilização das águas subterrâneas por agricultores que tentam combater os efeitos da seca. Segundo Famiglietti, o armazenamento de água corrente na Califórnia poderia acabar dentro de um ano.

O cientista acredita que as autoridades devem ativar medidas restritivas sobre o uso de água armazenada em todos os setores e permitir a formação de agências de sustentabilidade regional. “Líderes de opinião devem se reunir para formar estratégias sobre o uso da água a longo prazo”, diz o cientista. Além disso, Famiglietti sublinha que várias forças-tarefa foram formados no passado para enfrentar a seca, mas que “nenhuma equipe tem-se centrado sobre o futuro da Califórnia, que constantemente sofre com a falta de água.”

As informações são do Actualidad RT.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!