Home Notícias Brasil RN Natal Mutirões de mamografia acontecem a partir desta quinta em Natal

Mutirões de mamografia acontecem a partir desta quinta em Natal

Publicidade

Mutirões de mamografia acontecem a partir desta quinta em Natal
Foto: Edson Lopes Jr./ GESP
0
Publicidade

Em uma das principais ações do ‘Outubro Rosa’, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a ONG reviver, disponibilizará, a partir da próxima quinta-feira (20), uma unidade móvel para a realização de mamografia. A campanha tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce na prevenção e cura do câncer de mama.

A unidade móvel estará primeiramente na Unidade Básica de Saúde (USB) de Pitimbu, zona Sul da capital potiguar, nos dias 20 e 21. Depois ela passará pela Unidade de Saúde da Família (USF) de Felipe Camarão (dia 22), USF Gramoré (dias 24 e 25), USF Vale Dourado (dias 26 e 27) e USF Alecrim (dias 31 e 1º de novembro). Para serem atendidas, as mulheres de 40 a 49 anos devem apresentar documento de identificação, cartão SUS e encaminhamento médico. Já, a partir dos 50 anos, elas poderão ser consultadas mediante apresentação do cartão e identificação, apenas.

Por se tratar de uma doença silenciosa, podendo ser indolor em alguns casos, o câncer de mama passa facilmente desapercebido dando espaço para que as células da mama se desenvolvam de forma anormal e se multipliquem rapidamente. Desta forma, é necessário que todas as mulheres, em especial aquelas com mais de 50 anos, procurem as unidades não só durante o mês de outubro, mas anualmente ou segundo a recomendação do médico.

Além disso, no próximo sábado (22) também será realizada mais uma edição do Mulher 365, com o mutirão de exames citopatológico (papanicolau) e outras ações de saúde, das 8h às 12h, nas unidades de saúde. No dia 26, será realizado o Seminário Bem Nascer: O pré-natal em questão, na UNP Floriano Peixoto.

Publicidade

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!