Home Notícias Esporte Ministério Público espanhol absolve Messi de fraude fiscal

Ministério Público espanhol absolve Messi de fraude fiscal

Ministério Público espanhol absolve Messi de fraude fiscal
Foto: Wikimedia Commons
0

(ANSA) – O Ministério Público da Espanha absolveu o jogador do Barcelona, Lionel Messi, por fraude fiscal de 4,1 milhões de euros e pediu o arquivamento das denúncias contra o argentino nesta terça-feira (06). Porém, o pai do atleta, Jorge Horacio, poderá pegar até 18 meses de cadeia por ter cometido o crime contra a Fazenda espanhola. Segundo o Tribunal de Gavà, na Catalunha, ele foi o único responsável pela evasão fiscal, sendo que Messi não sabia o que acontecia com sua fortuna.

De acordo com o jornal “El País”, que fez a denúncia que gerou todo o processo em 2013, os promotores afirmaram na decisão que o atleta “jamais dedicou um minuto sequer de sua vida para ler, estudar ou analisar” os contratos de mais de 10,1 milhões de euros assinados no período entre 2007 e 2009.

No tribunal, ainda com informações do jornal, Messi teria afirmado que “do dinheiro, meu pai cuida e eu confio nele”. Já Jorge Horacio foi acusado de criar um sofisticado esquema de empresas de fachada e de inventar contratos de prestação de serviço para justificar despesas em paraísos fiscais com o único intuito de sonegar impostos dos contratos publicitários do jogador. Porém, Messi ainda terá que responder ao julgamento da Receita Federal sobre o mesmo caso. Nesta esfera, os juízes querem saber se o jogador se “beneficiou” do esquema. Ambos já chegaram a pagar uma multa de cinco milhões de euros para se livra da responsabilidade civil perante a Receita.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!