Home Notícias Saúde Ministério da Saúde lança Cartão do SUS na versão mobile

Ministério da Saúde lança Cartão do SUS na versão mobile

Publicidade

Ministério da Saúde lança Cartão do SUS na versão mobile
0
Publicidade

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (27) o Cartão Nacional de Saúde no formato digital, conhecido como Cartão do SUS. O Cartão SUS Digital é um aplicativo para smartphone ou tablet para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde no Brasil.

O SUS Mobile vai permitir o controle do cartão digital de vacinação e o uso do SUS Advisor, que fornece a localização e a avaliação de serviços públicos de saúde por meio do smartphone. O app já está disponível para aparelhos Android na Google Play. Para iOS e Windows  Phone, o aplicativo ainda não foi lançado.

O APLICATIVO

O SUS Mobile vai contar com todas as bases de dados do Registro Eletrônico Nacional de Saúde. Por isso, criou um barramento SOA (Service Oriented Architecture) para as trocas de informações. No total, 16 sistemas já estão integrados ao cartão SUS. Assim, tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde podem se aproveitar dos registros, decisões clínicas e análises presentes.

Sobre segurança, o SUS Mobile vai contar com uma camada de autenticação adicional. Além disso, o acesso é feito por identificação única do gadget, onde as informações dos usuários vão ser anônimas.

O Cartão SUS Digital é igual ao cartão físico, mas para utilizar é preciso apresentar um documento com foto.  O usuário também poderá cadastrar suas alergias, medicamentos que faz uso e contato de emergência. Essas informações serão sincronizadas com o e-SUS e outros prontuários eletrônicos, ajudando a equipe de saúde no momento do atendimento agendado ou de urgência.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!