Home Notícias Saúde Ministério da Saúde envia equipe para investigar microcefalia no RN

Ministério da Saúde envia equipe para investigar microcefalia no RN

Ministério da Saúde envia equipe para investigar microcefalia no RN
Imagem/Reprodução
0

Atendendo solicitação da Secretaria de Estado e de Saúde Pública (Sesap), o Ministério da Saúde (MS) enviou a Natal uma equipe de epidemiologistas que irá acompanhar, durante uma semana, casos de microcefalia e malformação em recém-nascidos, objetivando acelerar as investigações dessas anomalias que já chegam a 60 no RN.

Os epidemiologistas fazem parte da equipe de Vigilância em Saúde, que desenvolve o Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicado Aos Serviços do SUS (EPISUS), onde se capacitam na área de epidemiologia de campo para potencializar a capacidade de resposta às emergências em saúde pública.

Na tarde desta quinta-feira (25), os epidemiologistas Eduardo Saad, Márcia Andrade e Francieli Fantinato já se reuniram com a equipe de Coordenação de Promoção à Saúde (CPS). Em paralelo, os técnicos da Sesap dos programas de Saúde da Família e da Atenção Básica estão elaborando o roteiro das visitas que serão realizadas casa a casa, checando dados das mães, para que as investigações sejam iniciadas.

Participar do EPISUS dá condições aos profissionais de realizarem investigações de surtos ou epidemias, analisar bancos de dados em temas variados, como arboviroses, dengue, hepatites, doença de chagas, malária, entre outros, sendo capazes de responder às emergências epidemiológicas. Eles também são capacitados a desenhar estudos e descrever perfis epidemiológicos; elaborar relatórios técnicos e boletins com base em análises epidemiológicas, desenvolver e aplicar protocolos de pesquisas operacionais capazes de responder a situações específicas.

“A Secretaria fez a solicitação e o Ministério nos atendeu. Teremos todos os casos de microcefalia e malformação investigados por esses profissionais da saúde, que vieram nos dar total apoio”, afirmou Cláudia Frederico, coordenadora de Promoção à Saúde da Sesap.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!