Maternidade Januário Cicco realiza mutirão de prevenção do câncer de mama

Na próxima terça-feira (18), a Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), se organiza para receber 500 mulheres de diferentes regiões do Rio Grande do Norte que irão se submeter a consultas de mamas, além de rodas de conversas e orientações sobre a importância do autoexame e o diagnóstico precoce do Câncer de Mama. Este ano, além das mulheres de Natal que já realizaram o agendamento da consulta antecipadamente, serão atendidas pacientes do interior.

A programação do dia da conscientização começará a partir das 7h com a realização das primeiras consultas às pacientes. Pela manhã, serão atendidas as mulheres dos municípios selecionados – Florânia, Santana dos Matos, Pendências, São Tomé, Jucurutu e Brejinho –, os quais foram articulados com suas respectivas Secretarias Municipais. À tarde, a vez passará a ser das mulheres de Natal que se inscreveram por meio de contato telefônico com a maternidade.

Paralelo aos atendimentos médicos serão realizadas rodas de conversas com o público assistido acerca dos Mitos e Verdades sobre o Autoexame; Fatores de Riscos, Sintomas e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama, além de exames de mamografia e ultrassonografia para as mulheres que tiverem a recomendação do médico durante a consulta.

O câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que no Brasil, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama em 2016. No Rio Grande do Norte, estima-se 720 novos casos, sendo 230 deles na capital.

O movimento Outubro Rosa é internacional. Em todo mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina.

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!