Home Notícias Brasil RN Natal Maternidade Januário Cicco realiza mutirão de prevenção do câncer de mama

Maternidade Januário Cicco realiza mutirão de prevenção do câncer de mama

Maternidade Januário Cicco realiza mutirão de prevenção do câncer de mama
0

Na próxima terça-feira (18), a Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), se organiza para receber 500 mulheres de diferentes regiões do Rio Grande do Norte que irão se submeter a consultas de mamas, além de rodas de conversas e orientações sobre a importância do autoexame e o diagnóstico precoce do Câncer de Mama. Este ano, além das mulheres de Natal que já realizaram o agendamento da consulta antecipadamente, serão atendidas pacientes do interior.

A programação do dia da conscientização começará a partir das 7h com a realização das primeiras consultas às pacientes. Pela manhã, serão atendidas as mulheres dos municípios selecionados – Florânia, Santana dos Matos, Pendências, São Tomé, Jucurutu e Brejinho –, os quais foram articulados com suas respectivas Secretarias Municipais. À tarde, a vez passará a ser das mulheres de Natal que se inscreveram por meio de contato telefônico com a maternidade.

Paralelo aos atendimentos médicos serão realizadas rodas de conversas com o público assistido acerca dos Mitos e Verdades sobre o Autoexame; Fatores de Riscos, Sintomas e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama, além de exames de mamografia e ultrassonografia para as mulheres que tiverem a recomendação do médico durante a consulta.

O câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que no Brasil, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama em 2016. No Rio Grande do Norte, estima-se 720 novos casos, sendo 230 deles na capital.

O movimento Outubro Rosa é internacional. Em todo mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina.

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!