Maternidade Januário Cicco faz mutirão de exames na próxima semana

A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) em parceria com o Sesc/RN recebe, dos dias 13 a 23 deste mês, a carreta “Sesc – Saúde Mulher”, em que serão realizados atendimentos gratuitos às mulheres com exames de mamografia, preventivos, ultrassonografia mamária, pélvica e transvaginal, além das ações de educação em saúde.

De acordo com Luiz Murillo Britto, médico mastologista da instituição e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional/RN, ações pró-ativas como essa campanha desenvolvida pela maternidade proporcionam uma grande visibilidade, incentivando um olhar positivo e interessado da população sobre o tema.

“É preciso mudar a mentalidade da sociedade quanto ao câncer, esclarecer os mitos ainda existentes e mostrar que, a realização de exames capazes de detectar o câncer em sua fase inicial é imprescindível para aumentar as chances de cura do paciente”, esclarece Dr. Murillo Brito.

Com relação à mamografia, o médico enfatiza a necessidade das mulheres iniciarem cedo à rotina do exame. “Muitas mulheres morrem antes dos 50 anos por não realizarem o exame, é importante fazê-lo a partir dos 40 anos de idade”.

Para a realização dos exames no período do mutirão, é necessário fazer um cadastro no setor de agendamento da Mamografia ou no ambulatório da maternidade. A paciente deverá ter em mãos a requisição médica e um documento pessoal com foto.

Durante todo o mês de outubro, são realizadas rodas de conversas no ambulatório da MEJC e nas enfermarias com as pacientes e os acompanhantes. Entre os temas debatidos estão: Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama; Prevenção e Autoexame; Benefícios da Mamografia de Rastreamento. O objetivo é possibilitar que a mulher tenha mais segurança para realizar o exame.

Sesc Saúde Mulher

Inaugurada em julho de 2012 no RN, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher já passou por Natal, Angicos, Lajes do Cabugi, Extremoz, Fernando Pedroza, Santana do Matos, Parelhas, Caicó, Currais Novos, Natal, São José do Campestre e Parnamirim. Até agosto deste ano, 83.826 mil atendimentos foram realizados em 11 municípios potiguares.

A unidade conta com uma equipe formada por enfermeira, assistente social, técnicas de enfermagem e de radiologia, com o objetivo de disseminar a prevenção e a educação sexual entre o público feminino. A estrutura é equipada com consultório médico, sala de mamografia (com um dos poucos mamógrafos digitais existentes no RN e proteção radiológica), banheiro e sala de atendimento.

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!