Notícias

Maternidade Januário Cicco automatiza exames do Laboratório de Microbiologia‏

Com o objetivo de modernizar e possibilitar maior agilidade nos resultados dos exames microbiológicos, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza investimentos na automação dos exames realizados no Laboratório de Microbiologia.

Foram adquiridos equipamentos para a automação de hemoculturas e para a identificação e teste de sensibilidade aos antimicrobianos. Com investimento de R$ R$ 265 mil, os equipamentos são de fácil manuseio e possuem tecnologia avançada, permitindo extrema celeridade nos resultados e, sobretudo, uma maior confiabilidade, por eliminar a subjetividade das análises manuais.

“No atual contexto da medicina, a qualidade e a rapidez dos resultados dos exames microbiológicos pode representar a salvação da vida dos pacientes quando considerado que no atual momento, há o surgimento com frequência, de bactérias multirresistentes aos antibióticos, principalmente em pacientes de UTI”, destaca a superintendente substituta, Sônia Barreto.

Segundo Jesaias Rodrigues, microbiologista e especialista em controle de infecção da instituição, as vantagens da automação na microbiologia clínica permitem a identificação precisa de centenas de microrganismos, muitos dos quais impossíveis de serem identificados pelos métodos manuais e dá condições de escolha de dosagem de cada antibiótico, aumentando ou diminuindo a dosagem, ou seja, adequando a sua administração ao paciente. “Esta especificidade aliada a celeridade dos resultados proporciona uma maior eficiência terapêutica e segurança ao paciente”, afirma.

Visando a melhor operacionalização dos equipamentos, estão sendo realizados treinamentos com os profissionais do laboratório. A nova tecnologia também será utilizada no apoio ao ensino para os alunos de farmácia, biomedicina, residência médica e multiprofissional, além de aplicação na pesquisa para toda a comunidade acadêmica da instituição.

Referência em gestação de alto risco, cirurgia e endoscopia ginecológica, reprodução assistida e possuindo ambulatórios especializados de ginecologia, a MEJC é uma instituição 100% SUS que a 66 anos se dedica ao atendimento da mulher do Rio Grande do Norte.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.