Home Notícias Ciência Matemáticos resolvem maior equação do mundo

Matemáticos resolvem maior equação do mundo

Publicidade

Matemáticos resolvem maior equação do mundo
Foto: Wikimedia Commons
0
Publicidade

(ANSA) – Com a ajuda de um supercomputador, três matemáticos de renomadas universidades conseguiram resolver a maior equação matemática do mundo, conhecida como “fórmula de booleano”. O resultado, que demorou dois dias para ser concluído, foi publicado em um arquivo de 200 terabytes.

Para se ter noção, o estudo ficou tão longo que o tamanho do documento equivale a digitalização de todos os livros e textos presentes na biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e para fazer o download completo do arquivo seriam necessárias cerca de 30 mil horas. No entanto, foi lançada uma versão compacta da pesquisa, que tem 68 gigabytes (GB).

O problema envolve o teorema dos lados do triângulo de Pitágoras (a² + b² = c²). Nos anos de 1980, o criador da equação, Ronald Graham, questionou se seria possível dividir o conjunto de todos os números naturais em duas partes iguais, de tal forma que nenhuma das duas partes contenha um trio pitagórico inteiro.

Segundo a resposta dos matemáticos Marijn Heule, da Universidade do Texas (EUA), Victor Marek, da Universidade de Kentucky (EUA), e Oliver Kullmann, da Universidade de Swansea (Grã-Bretanha), a resposta para essa questão é “não”.

Para provar o resultado, foi usado um supercomputador que testou todas as possibilidades para resolver a equação durante dois dias. Este estudo quebra o último recorde de 13 GB que também resolvia a mesma equação matemática realizado em 2014.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!