Home Notícias Mundo Mapa da NASA mostra que a Terra está ficando sem água

Mapa da NASA mostra que a Terra está ficando sem água

Mapa da NASA mostra que a Terra está ficando sem água
Foto: RIA Novosti
0

Novos dados de satélites da NASA mostraram que os maiores aquíferos do mundo, que são uma fonte de água doce para centenas de milhões de pessoas, estão se esgotando em um ritmo alarmante. O mapa da agência espacial americana mostra como o planeta está ficando sem água.

Estima-se que 21 dos 37 maiores aquíferos do mundo, que estão localizados em regiões que vão desde a Índia e a China até os EUA e França, já passaram seus pontos de inflexão de sustentabilidade, segundo informa o The Washington Post. De acordo com cientistas da NASA, isso significa que foi extraída mais água do que foi reabastecido durante o período do estudo, que durou uma década, de 2003 a 2013.

Imagem: NASA
Imagem: NASA

Os dados de satélites da NASA formaram a primeira avaliação detalhada para mostrar que os principais aquíferos estão realmente com dificuldades para manter o ritmo das demandas da agricultura, as crescentes populações e indústrias, como a mineração. “A situação é bastante crítica”, diz Jay Famiglietti, cientista da NASA. Segundo ele, os problemas com as águas subterrâneas são agravados pelo aquecimento global.

Aquíferos subterrâneos fornecem 35% da água utilizada pelos seres humanos em todo o mundo. As áreas mais problemáticas estão em regiões pobres e densamente povoadas, como no noroeste da Índia, Paquistão e África do Norte. O aquífero no mundo que apresenta mais dificuldades, que está sofrendo um esgotamento rápido e com pouco ou nenhum sinal de reabastecimento – é o Aquífero Árabe, uma fonte de água utilizada por 60 milhões de pessoas. Seguido pela bacia Indus na Índia e no Paquistão, e Murzuk bacia-Djado na Líbia e Níger.

Com informações do Actualidad RT

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!