Notícias

Maior parte dos estudantes de medicina obtém desempenho “adequado” em Avaliação nacional, diz Inep

O maior número de estudantes de medicina cerca de (91,2%) obteve um desempenho avaliado como adequado na primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeixa (Inep), responsável pelo exame.

Somente 1,9% alcançou desempenho avançado e, na outra ponta, 6,9%, básico. Todos os resultados estão disponíveis na página do Inep.

O exame  foi aplicado no ano para os estudantes do 2º ano de medicina. Boa parte , foram avaliados 22.086 alunos de 233 cursos. Conforme  o Inep, 98,71% das escolas estavam com média em nível adequado e 1,29%, no básico – o resultado abrange 91% das instituições que oferecem o curso no país.

Foram também feitas algumas perguntas aos estudantes sobre a própria avaliação.Maioria deles , 62,5%, avaliou que a prova tinha um grau médio de dificuldade, 32,3% difícil, 2,5% muito difícil, 2,5% fácil e 0,2% muito fácil.

Anasem

A Anasem  prevista pelo Programa Mais Médicos e em resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE). O exame é  aplicado todo ano , com  60 questões objetivas e três discursivas. Possuindo o mesmo padrão de avaliações do Inep, é utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma que é aplicada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nessa aplicação, somente os alunos do 2º ano do curso participaram. Em  2018, a Anasem será aplicada também aos alunos do 4º ano, e em 2020 chegará aos alunos do 6º ano. A participação é obrigatória, pois a regularidade na avaliação consta no histórico escolar.

Os alunos que se submeteram a avaliação tem acesso ao seu desempenho, assim como o coordenador do curso também tem acesso, todos especificando a instituição,série, competência, conhecimentos, habilidades e atitudes, elencados na matriz do exame, incluindo a  média de sua região e a média nacional.

No ano de 2017, acontecerá a segunda edição da Anasem, no dia 18 de outubro. A avaliação será voltada aos  estudantes matriculados no 2º ano dos cursos de medicina.

 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.