Notícias

Maduro anuncia primeiro aumento da gasolina em 20 anos

(ANSA) – O governo da Venezuela anunciou o aumento do preço da gasolina em até 6 mil % no âmbito de um pacote econômico que tem como objetivo conter a severa crise que assola o país. Esse é o primeiro aumento do combustível, subsidiado pelo governo, em quase 20 anos.

Mesmo com o aumento, no entanto, o preço continua muito abaixo dos outros países e os motoristas pagarão centavos pelo litro de combustível. O preço da gasolina normal passou de 0,07 bolívares para 1 bolívar, um aumento de 1.328,5%. Já a aditivada passou de 0,97 bolívares por litro para 6 bolívares por litro, um aumento de 6.085%. A medida foi anunciada em meio ao estado de emergência econômica estabelecido pelo presidente Nicolás Maduro recentemente após a queda no preço do petróleo – que equivale a 95% das exportações do país — ter prejudicado a já combalida economia venezuelana.

A Venezuela sofre com uma inflação galopante (a maior da América Latina), acompanhada de uma crise produtiva, problemas de distribuição de produtos de primeira necessidade, mercado golpeado por medidas de restrição e regulamentação. “Essa é uma medida necessária, uma ação necessária para balancear as coisas e eu assumo a responsabilidade por isso”, disse Maduro em um pronunciamento de cerca de cinco horas. O presidente ainda disse que a renda extra captada com o aumento será destinada a programas sociais.

O aumento, no entanto, é considerado arriscado, especialmente diante do descontentamento crescente da população, pois, uma das últimas vezes que o governo tentou aumentar o preço da gasolina, em 1989, foi o estopim para uma revolta que ficou conhecida como “Caracazo”, que deixou dezenas de mortos e levou Hugo Chávez ao Poder. Maduro ainda anunciou um aumento de 20% no salário dos trabalhadores do setor público, que passará de 9.649 a 11.578 bolívares mensais.

Também será estabelecido um novo sistema de câmbio “flutuante”, de duas faixas de cotação, que substituirá o Sistema Marginal de Divisas (Simadi), de três bandas. “Vamos transformar o Simadi em um sistema complementar flutuante, que funcione de acordo com as regras de economia, dos objetivos sociais e do mercado”, apontou Maduro.

Na banda protegida, usada pelo governo para comprar remédios e outros insumos, a moeda venezuelana será desvalorizada, irá passar de 6,30 bolívares para 10 bolívares por dólar. Na flutuante, a cotação começa em 200 bolívares por dólar.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.