Notícias

Macri quer revitalizar relação com Brasil, diz ministro

(ANSA) – O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Armando Monteiro, disse hoje, dia 10, que o novo presidente da Argentina, Mauricio Macri, dá “sinais claros” de que uma parceria com o Brasil é “fundamental e estratégica” para seu país.

Segundo ele, o fato de Macri ter escolhido o Brasil como seu primeiro destino internacional após ser eleito, no final de novembro, é bastante simbólico.

Monteiro explicou que o comércio entre os países caiu nos últimos anos “por motivos internos de Brasil e Argentina”, mas que ele “precisa ser revitalizado” e essa parece ser uma boa oportunidade para isso. O mandatário argentino defendeu, ainda durante sua campanha eleitoral, a diminuição das restrições impostas pelo kirchnerismo.

“Ele [Macri] tem uma posição pró-comércio bastante aberta” e é esperado um aumento no fluxo comercial entre os países vizinhos.

Atualmente, o Brasil é o maior parceiro comercial da Argentina, sendo o principal destino de suas exportações e fornecedor de produtos. No ano passado, o intercâmbio bilateral alcançou a marca de US$ 28,4 bilhões. UE – O ministro ainda elogiou a disposição de Macri para acordos internacionais. Ele lembrou que um tratado entre Mercosul e União Europeia (UE), travado anteriormente por exigências da Argentina, “é prioritário”.

Após dizer que a proposta brasileira para o bloco europeu está pronta e “tem bom ponto de partida”, Monteiro confessou acreditar que a UE estava esperando o resultado do pleito na Argentina para dar continuidade aos debates.

Atualmente, a União Europeia é o maior parceiro comercial do Mercosul, respondendo por 20% do comércio do bloco sul-americano.

TPP

Sobre o histórico Acordo de Associação Transpacífico (TPP, na sigla em inglês), ele disse que o Brasil estuda a possibilidade de se integrar, mas que é preciso estudar e conhecê-lo melhor. “Com um acordo desta magnitude, existe consequências em outras parcerias”, apontou.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas! Diga adeus às rugas e flacidez com o bioestimulador de colágeno! Recupere a juventude com sessões de microagulhamento! ora-pro-nobis e seus benefícios! Estas dicas simples ajudarão você a manter sua casa em dia! Estas dicas incríveis para sua refeição noturna podem ajudar a emagrecer! Mantenha o aroma fresco em suas roupas após a lavagem com estas dicas! Descubra por que é melhor evitar café preto na dieta das crianças! Importante: o sono ruim tem um impacto direto nas suas emoções!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.