Home Notícias Brasil Lula fez lobby para a Odebrecht, mostra e-mails apreendidos pela PF

Lula fez lobby para a Odebrecht, mostra e-mails apreendidos pela PF

Publicidade

Lula fez lobby para a Odebrecht, mostra e-mails apreendidos pela PF
Fotos: Heinrich Aikawa / Instituto Lula
0
Publicidade

E-mails apreendidos de conversas entre executivos do grupo Odebrecht indicam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agiu para beneficiar interesses da empreiteira na África e na América Latina durante o seu governo. As mensagens foram encontradas pela Polícia Federal em computadores da Odebrecht durante buscas realizadas pela Operação Lava Jato, que investiga a corrupção na Petrobras e em outras empresas estatais.

Nas mensagens, na data de 11 de fevereiro de 2009 o executivo da Odebrecht Marcos Wilson pede ajuda do então ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, durante um encontro entre Lula e o então presidente da Namíbia, Hifikepunye Pohamba, para fazer lobby a favor da empreiteira na construção da obra da hidrelétrica de Baynes, na fronteira daquele país africano com Angola.

A resposta do ministro de Lula veio poucas horas depois: “Estive e o PR (presidente) fez o lobby. Aliás, o PR (presidente) da Namíbia é quem começou – disse que será licitação, mas que torce muito para que os brasileiros ganhem, o que é meio caminho andado”.

Os e-mails também trazem relatos de encontros e conversas entre o presidente da Odebrecht, Marcelo Bahia Odebrecht, e o pai dele, Emílio Odebrecht, com Lula no Brasil e no exterior. As mensagens também descrevem como autoridades federais foram procuradas pela Odebrecht para tratar de obras da empreiteira em países como Peru, Cuba, República Dominicana e Venezuela.

Com informações do jornal O Globo

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!