Cultura

Livro da escritora potiguar Nísia Floresta é lançado

A Câmara Municipal de Natal recebeu na última segunda-feira (19) o lançamento do livro ‘Direito das Mulheres e Injustiça dos Homens’ de autoria da renomada escritora e educadora Nísia Floresta Brasileira Augusta. O evento foi realizado através da parceria do Legislativo natalense e a Fundação Ulisses Guimarães, com a colaboração das pesquisadoras Udymar Pessoa e Constância Lima Duarte. A iniciativa tem o objetivo de resgatar a memória e popularizar a obra literária de Nísia Floresta, considerada pioneira do feminismo brasileiro.

“Trata-se de uma das primeiras obras escrita por uma mulher na história do Brasil, editado em 1832 nos primórdios do Império. Nascida no Rio Grande do Norte, Nísia Floresta foi forçada a casar muito jovem, se separou do marido que não gostava, casou novamente, trabalhou como professora e chegou a morar na França onde conviveu com grandes intelectuais do século XIX, sendo respeitada por eles”, disse Zelma Furtado, diretora da Escola do Legislativo Miguel Arraes.

De acordo com o presidente da Casa, vereador Franklin Capistrano (PSB), a temática do livro é muito atual e pertinente. “Uma mulher foi eleita presidente do Brasil e é uma ótima ideia conhecer o que escreve uma pioneira neste caminho tão árduo que as mulheres brasileiras percorrem todos os dias rumo a igualdade de condições sociais e de trabalho em nosso país e no mundo”, destacou.

Por sua vez, a professora Udymar Pessoa falou que Nísia escreve de maneira apaixonada e engajada. “Ela era uma pessoa de causas, que lutava pelo que acreditava. Combateu e denunciou os males e as desigualdades da sociedade paternalista e autoritária, mostrando já no século XIX que as mulheres são capazes de fazer qualquer coisa desde que seja dada a elas oportunidade”.

O prefeito eleito da cidade de Nísia Floresta, Daniel Marinho, participou do lançamento do livro e se comprometeu em trabalhar para evidenciar o legado histórico da filha mais ilustre do município. “A obra de Nísia é lida e estudada no mundo todo, nas melhores universidades europeias e norte-americanas. Se os estrangeiros reverenciam nossa conterrânea, temos que torná-la popular em terras potiguaras, disseminar seus escritos entre os jovens. Estamos focados nesta missão!”, concluiu Marinho.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.