Notícias

Juiz aceita denúncia, e Lula vira réu pela 3ª vez

(ANSA) – O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, aceitou a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa e o tornou réu pela terceira vez.

As acusações são relativas a obras financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) em Angola, realizadas pela empreiteira Odebrecht. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o ex-mandatário teria usado sua influência para conseguir contratos para a construtora no país africano.

Em troca, a Odebrecht teria feito “repasses” a Lula, principalmente por meio de pagamentos de palestras ministradas pelo petista. Para o MPF, “tais contratações prestavam-se tão somente a ocultar a real motivação da transferência de recursos da Odebrecht para o ex-presidente Lula”.

Além disso, o inquérito inclui a Exergia, empresa de seu sobrinho Taiguara Rodrigues dos Santos subcontratada pela empreiteira para atuar em suas obras em Angola. A companhia, embora com pouca trajetória no mercado, teria recebido R$ 20 milhões entre 2009 e 2015.

Taiguara também virou réu, assim como Marcelo Odebrecht e outras oito pessoas. Em seu despacho, o juiz Vallisney de Souza Oliveira escreveu que uma “análise prévia” mostra indícios de que os acusados cometeram os crimes.

Se condenado à pena máxima por todos os delitos pelos quais responde, Lula pode pegar até 35 anos de prisão. Além disso, o ex-presidente já é réu em dois processos decorrentes da Operação Lava Jato.

No primeiro, é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido R$ 3,7 milhões em “vantagens indevidas” da construtora OAS, incluindo um apartamento tríplex no Guarujá (SP). No outro, responde por obstrução das investigações da própria Lava Jato, ao ter tentado impedir o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada, segundo o MPF.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.