Jovem com síndrome de Asperger treina cão para interromper suas crises

Portadora da síndrome de Asperger, a norte-americana Danielle Jacobs, de 24 anos, treinou seu cachorro, um rottweiler chamado Samson, para ajudá-la nos momentos em que começasse a se agredir durante crises de ansiedade.

+ Cão se joga em frente a ônibus para salvar a dona cega

Na terça-feira (2), a moradora da cidade de Tempe, no Arizona (EUA), publicou no Facebook um vídeo no qual mostra um desses momentos em que o cão se coloca na frente dela para impedir que se machuque. Até agora, a gravação tem mais de 34 mil visualizações.

Danielle contou que, durante essas crises, Samson a ajuda a voltar para a realidade e parar com os socos e tapas que desfere contra o próprio corpo. “Eu sinto um senso de direção. Durante um colapso, meus sentimentos estão por todo o mapa como se estivesse em uma montanha-russa”, descreve. “Eu estou com raiva naquele instante e não quero ser incomodada. Mas ele [Samson] é muito grande para afastar e ignorar, então quando ele é persistente eu começar a voltar à realidade e me acalmar”.

Danielle contou que resolveu exibir esse momento tão pessoal para conscientizar sobre o assunto. “O que me motivou é a falta de consciência ou entendimento envolvendo aspies [modo como os portadores se denominam]'”, afirmou. “Nós podemos fazer qualquer coisa, mas temos dificuldades em expressar humores, encontrar as palavras certas e lidar com situações sociais”.

Há pouco mais de dois anos, Danielle adotou Samson em um abrigo e começou a treiná-la diariamente. Quando contou para sua neurologista que o rottweiler estava a ajudando a superar as crises, a médica aprovou.

As informações são da Rede TV

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!