Home Notícias Mundo Itália acha carta de Colombo sobre descobrimento da América

Itália acha carta de Colombo sobre descobrimento da América

Publicidade

Itália acha carta de Colombo sobre descobrimento da América
0
Publicidade

(ANSA) – Roubada em Florença e revendida nos Estados Unidos, a polícia italiana conseguiu recuperar a famosa carta em que o navegador Cristóvão Colombo anunciava a descoberta do “Novo Mundo”, a América.

Datado de 1493, o documento é considerado de excepcional valor histórico e foi reencontrado pelos agentes da Unidade de Tutela de Bens Culturais (TPC) da Itália. De acordo com as autoridades italianas, a carta tinha sido vendida em um leilão em 1992, nos Estados Unidos, por um comprador particular.

cartacolombo

Em seguida, a carta chegou à Biblioteca do Congresso, em Washington, através de uma doação. Desde 2012, as autoridades italianas tinham aberto uma investigação sobre o sumiço do documento furtado. Durante a apuração do caso, a polícia descobriu que a carta verdadeira tinha sido substituída na Biblioteca Nacional de Roma por uma sofisticadíssima cópia.

O ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschini, e o embaixador norte-americano John R. Phillips disseram que a devolução do item histórico é “um fato simbólico da amizade e total colaboração entre os dois países”.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!