Notícias

Iraque lança ofensiva para reconquistar Ramadi do EI

(ANSA) – As Forças Armadas do Iraque lançaram nesta terça-feira (22) uma operação para reconquistar a cidade de Ramadi, que está sob domínio do grupo extremista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) desde maio. De acordo com o porta-voz da força de elite antiterrorista do Iraque, Sabah al-Numani, o município será reconquistado dentro de 72 horas.

A ofensiva militar foi lançada em diversas direções a Ramadi, que é a capital da província de Al Anbar. As tropas iraquianas contam com o apoio da coalizão internacional guiada pelos Estados Unidos na lutra contra o EI. De acordo com fontes locais, os agentes do Exército, da unidade antiterrorista e da polícia já conquistaram os bairros de Thubbat, Geraishy e Al Bakr.

Há meses, as forças iraquianas tentam se aproximar da cidade, onde ainda há centenas de jihadistas e civis isolados. No último domingo (20), aviões oficiais bombardearam Ramadi e pediram para a população deixar a cidade imediatamente, indicando as vias de fuga. No entanto, a imprensa iraquiana afirma que os combates contra os membros do EI estão provocando vítimas civis e que ao menos oito pessoas, entre elas crianças, foram mortas nos bombardeios.

Outros 14 soldados e milicianos xiitas aliados às forças iraquianas morreram em um ataque com carro-bomba. Ramadi, que fica a 110 quilômetros a oeste da capital do Iraque, Bagdá, tem uma importância estratégica na luta contra o Estado Islâmico por oferecer vias de ligação com a Síria e a Jordânia.

Viagem

O presidente do Senado da Itália, Pietro Grasso, iniciou hoje uma visita ao Iraque que prevê uma série de encontros com autoridades locais em Bagdá e com militares italianos em missão no país.

“Somos gratos à Itália pela visita de Grasso. É significativa principalmente porque demonstra como o nosso país pode contar com amigos e parceiros”, disse o presidente do Parlamento iraquiano, Salim al Jabouri. “Obrigado, Itália, pela ajuda oferecida na luta contra o terror. O Iraque aceita ajuda de qualquer país, mas com respeito às nossas leis”, completou.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.