Home Notícias Tecnologia Inteligência artificial pode destruir a humanidade facilmente, adverte Stephen Hawking

Inteligência artificial pode destruir a humanidade facilmente, adverte Stephen Hawking

Publicidade

Inteligência artificial pode destruir a humanidade facilmente, adverte Stephen Hawking
Foto: Doug Wheller / Wikimidia Commons CC BY 2.0
0
Publicidade

A inteligência artificial (AI, sigla em inglês) pode destruir a humanidade tão facilmente como um formigueiro, se não pensarmos cuidadosamente sobre como projetá-la, advertiu o físico britânico Stephen Hawking na última quinta-feira (8). Ele disse que o perigo real de robôs futuristas não seria sua “maldade”, mas que a humanidade ficaria no caminho de seus objetivos.

Em uma discussão no Reddit Hawking foi questionado sobre o cenário de “O Exterminador do Futuro”, onde são desenvolvidos computadores capazes de ter pensamentos próprios fazendo com que muitas vezes imaginemos que a Inteligência Artificial seja algo ‘mal’, quando na verdade o perigo real é que ela se torne mais avançada do que os humanos.

Poderia um cenário parecido com "O Exterminador do Futuro" realmente acontecer? (Foto: Reprodução / Paramount)
Poderia um cenário parecido com “O Exterminador do Futuro” realmente acontecer? (Foto: Reprodução / Paramount)

O professor concordou, dizendo: “O risco real com a AI não é a maldade, mas a competência. A inteligência artificial superinteligente será extremamente boa em realizar seus objetivos, e se essas metas não estão alinhadas com a nossa, estaremos em apuros. Você provavelmente não é inimigo das formigas que pisa em formigas a todo instante, mas se você está no comando de um projeto de energia hidrelétrica verde e há um formigueiro na região a ser inundada, isso será muito ruim para as formigas. Não vamos colocar a humanidade na posição dessas formigas”.

Ele pediu aos alunos de computação para pensar não só sobre como criar a AI, mas também sobre a forma de garantir o seu uso benéfico.

Nós não estamos nesse estágio ainda, mas nenhum de nós sabemos quanto tempo vai demorar para construir uma AI a nível humano. “Por favor, não confie em ninguém que diz saber com certeza que isso vai acontecer em sua vida ou que isso não vai acontecer em sua vida. Quando finalmente ocorrer, é provável que seja a melhor ou a pior coisa a acontecer com a humanidade, por isso é muito importante acertar. Devemos mudar a meta da AI de criar inteligência artificial pura para a criação de uma inteligência benéfica. Pode levar décadas para descobrir como fazer isso, então vamos começar a investigar isto hoje”.

Outra questão levantada foi a possibilidade das máquinas causarem desemprego em larga escala pelo fato de que os robôs podem fazer tudo de forma mais eficiente. Dr. Hawking disse: “Se as máquinas produzirem tudo o que precisamos, o resultado vai depender de como as coisas serão distribuídas. Todos podem desfrutar de uma vida de luxo e lazer se a riqueza produzida por uma máquina for compartilhada, ou a maioria das pessoas podem acabar miseravelmente pobre se os proprietários destas máquinas fizerem lobby contra a redistribuição da riqueza. Até agora, a tendência parece ser para a segunda opção, com a tecnologia conduzindo a uma desigualdade cada vez maior”.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!