Home Notícias Política Integração entre poderes será decisiva para conquista do Hub da TAM para o RN

Integração entre poderes será decisiva para conquista do Hub da TAM para o RN

Publicidade

Integração entre poderes será decisiva para conquista do Hub da TAM para o RN
Foto: Jeanny Damas
0
Publicidade

“Natal e o Rio Grande do Norte estão unidos na disputa pelo HUB da LATAM, mas precisam estar atentos até a decisão final e oferecer condições competitivas em conjunto”, afirma o vereador Paulinho Freire (Pros). A declaração do parlamentar resume a bem sucedida audiência pública realizada na manhã da terça-feira (29), na Câmara Municipal de Natal. Participaram os principais atuantes no trabalho pela captação do empreendimento, entre eles os secretários de Turismo do Estado e Natal, Ruy Gaspar e Fred Queiroz, e o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado. A presença do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi, e do professor da UFRN, Rubens Ramos, contribuíram para enriquecer o debate.

A audiência pública foi o fórum escolhido pelos gestores para relatar como foram as últimas incursões e o que ainda pode ser feito para influenciar a conquista do Hub. O secretário Ruy Gaspar narrou com otimismo o último encontro com a cúpula da TAM e informou que o Governo está confiante que a Petrobras consiga reduzir o preço do querosene de aviação (QAV) a ser ofertado no Estado. “São inúmeras as vantagens técnicas e naturais do nosso Estado. Mas a redução do querosene de aviação será decisivo. Estou convicto de que fizemos o dever de casa e tudo dará certo”, destacou o secretário de Turismo do RN.

O Prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado reforçou a competitividade do equipamento e lembrou que o município de São Gonçalo oferece uma alíquota de 2% no ISS, mais uma vantagem econômica a ser levada em consideração pela LATAM. “Temos todas as condições técnicas. E o município está oferecendo incentivos tributários”, afirmou o prefeito. O secretário de Turismo de Natal Fred Queiroz também demonstrou otimismo e afirmou estar integrado com São Gonçalo e o Estado na luta pelo benefício. Autor de um estudo completo sobre as condições favoráveis do RN para sediar o Hub, o professor Rubens Ramos reforçou todo o conceito técnico que torna o Estado o mais “adequado” a receber o investimento.

O vereador Paulinho Freire, autor da propositura, ficou satisfeito com o resultado do debate e com a disposição de todos os entes envolvidos em trabalhar a favor da conquista. Na visão dele, a integração das estratégias pode ser fundamental nesta disputa. “Sabemos de todas as vantagens competitivas que temos. Mas se tivermos unidos, Natal, Estado, São Gonçalo, independente de preferências ou ligações políticas, seremos vitoriosos. Daqui saio otimista por ver que temos também algumas cartas na manga de ordem econômica como as renúncias tributárias de São Gonçalo e do Governo, e a redução no preço do QAV, que se acontecer nos tornará imbatíveis”, destacou o vereador.

O Hub proporcionará ainda, destacou Paulinho Freire, benefícios diretos e substantivos para áreas de Transporte, armazenagem, setor imobiliário, serviços domésticos. O parlamentar lembra que o projeto terá efeito multiplicador para a economia da Grande Natal com mais de 24 mil empregos gerados em cinco anos e potencial para criar até 42 mil postos de trabalho. Somente no turismo, Paulinho cita que os gastos dos visitantes projetam a geração de 9,1 mil empregos por ano. Ele ressalta que os estudos apontam que a rede hoteleira e alimentação ganhariam 2,9 mil empregos e incremento de US$ 30 milhões.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!