Home Notícias Economia INSS inicia pagamento do 13º nesta quinta-feira (24)

INSS inicia pagamento do 13º nesta quinta-feira (24)

Publicidade

INSS inicia pagamento do 13º nesta quinta-feira (24)
Foto: Divulgação
0
Publicidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) incia, nesta quinta-feira (24), o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas da Previdência Social, juntamente com os benefícios correspondentes ao mês de setembro. No Brasil, mais de 28 milhões de segurados receberão o adiantamento. No Rio Grande do Norte, só com o 13º, serão pagos R$ 214 milhões, beneficiando 467.950 segurados.

Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício e o pagamento acompanhará o calendário mensal que prossegue até o dia 7 de outubro. Esta, será a décima vez consecutiva que a antecipação é garantida e nesta primeira parcela, não haverá desconto de imposto de renda.

Para o presidente da Federação das Associações e Sindicatos dos Aposentados e Pensionistas e Idosos do RN (Fesapi/RN), Antônio Elias, “o adicional do 13º salário representa, sem sombra de dúvida, um considerável reforço na economia, principalmente, nos pequenos municípios do Estado”.

A exceção, é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Nesse caso, o valor é calculado proporcionalmente. Os segurados que estão em auxílio-doença, também, recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.

Por lei, não tem direito ao 13º salário quem tem os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo asistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço e salário família.

O pagamento da segunda parcela do 13º salário será feita a partir do dia 24 de novembro e vai até 7 de dezembro. Para quem ganha acima desse valor, o pagamento começa no dia 1º de dezembro e vai até o dia 7.

Injeção de recursos – A primeira parcela do abono representa uma injeção de R$ 660.491.962,00 na economia do Rio Grande do Norte, junto com o pagamento previdenciário do mês de setembro. A antecipação acompanhará o calendário mensal que prossegue até o dia 7 de outubro.

Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn), Manoel Cândido da Costa, “A entrada desses recursos é muito importante para os municípios do nosso Estado, principalmente, porque circulam na própria localidade, inclusive nos pequenos comércios do interior , fortalecendo e consolidando a economia local de modo que abrange todas as camadas sociais, não somente da nossa classe”.

No Rio Grande do Norte, serão beneficiados 281.569 segurados urbanos e 269.222 rurais. Manoel Cândido lembra que o adiantamento da parcela do 13º salário “está sendo possível graças a essa nossa enorme conquista, advinda das nossas lutas sindicais que, incansavelmente vêm sendo mantida, mesmo com os seus altos e baixos”, disse.

Os segurados do INSS podem acompanhar o calendário de pagamentos de 2015 pelo site da Previdência Social. Basta acessar o ícone “Tabela de Pagamento de Benefícios de 2015” e acompanhar as datas de depósitos. Dúvidas sobre as datas do pagamento, também, podem ser esclarecidas com os operadores da Central Telefônica 135. A ligação é gratuita a partir de telefones fixos ou públicos e têm custo de chamadas locais, quando feitas de celular.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!