Home Notícias Educação Inscrições para o ProITEC terminam neste domingo (17)

Inscrições para o ProITEC terminam neste domingo (17)

Publicidade

Inscrições para o ProITEC terminam neste domingo (17)
0
Publicidade

O IFRN encerra neste domingo (17), as inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC). Poderão participar do ProITEC alunos que estejam regularmente matriculados ou que já concluíram o 9º ano, desde que tenham cursado todas as “séries” ou “anos” do fundamental em escola da rede pública.

O Programa objetiva o aprofundamento de aprendizagem de alunos da rede pública contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pela internet, através do Portal do Candidato (http://processoseletivo.ifrn.edu.br/). A taxa de inscrição custa R$ 20 e deverá ser paga até o dia 18 de abril.

O ProITEC funciona como um curso preparatório para o Exame de Seleção, processo seletivo que dá acesso aos cursos técnicos do Instituto. Na modalidade Educação a Distância (EaD), disponibiliza aos candidatos inscritos, que comprovarem estudar em escola pública, o material didático, que contém um livro texto, acompanhado de DVD com as teleaulas gravadas, e um livro de atividades para subsidiar os estudos. Não há limite de vagas oferecidas.

Para ter acesso ao material ofertado pelo Programa, é necessário confirmar a inscrição no ProITEC. Para isso, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação, no período de 10 a 13 de maio de 2016, no campus do IFRN para o qual fez inscrição:

a) uma foto 3×4 recente;

b) documento de identificação, registrado no ato da inscrição (fotocópia e original);

c) comprovante de pagamento da taxa de inscrição (fotocópia e original);

d) a certidão/declaração escolar que comprove a escolaridade (fotocópia e original)

e) o Histórico Escolar do Ensino Fundamental (fotocópia e original), para os candidatos que já concluíram o ensino fundamental integralmente em escola pública.

Dentro do programa ainda existe a aplicação de uma prova nos moldes do Exame de Seleção, para que os candidatos inscritos no ProITEC se adaptem à dinâmica do processo seletivo. Para tanto, haverá a publicação do Cartão de Inscrição – que contém as informações sobre o local e horário de prova – a partir dia 12 de agosto. A avaliação acontece no dia 21 do mesmo mês.

Exame de Seleção

O Exame de Seleção é o processo seletivo anual que oferta vagas para cursos técnicos de nível médio na forma integrada no IFRN. O Exame 2017 terá o edital lançado em agosto.

A relação existente entre o ProITEC e o Exame de Seleção se dá apenas em relação à taxa de inscrição, uma vez que quem paga o ProITEC estará isento do pagamento de inscrição para o processo seletivo destinado aos cursos técnicos, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2017.

A nota da prova do ProITEC não será utilizada para concorrer às vagas dos cursos ofertados pelo Exame de Seleção.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!