Home Notícias Brasil RN Inscrições para o I Festival de Cinema Urbanocine continuam abertas até o dia 12 de junho‏

Inscrições para o I Festival de Cinema Urbanocine continuam abertas até o dia 12 de junho‏

Inscrições para o I Festival de Cinema Urbanocine continuam abertas até o dia 12 de junho‏
0

O realizador ou produtor potiguar tem até o dia 12 de junho para inscrever seu curta-metragem ou vídeo experimental, nos gêneros de vídeo-arte, vídeo-performance e videoclipe, no I Festival de Cinema Urbanocine, selecionado na Categoria II do edital Cine Natal 2014, com financiamento da Prefeitura Municipal de Natal, por meio de recursos oriundos do orçamento geral da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). Pode participar pessoa física maior de 18 anos, residente e domiciliada no Rio Grande do Norte, ou pessoa jurídica devidamente registrada e com sede no território potiguar.

A inscrição é gratuita e pode ser feita no site www.urbanocine.com.br. Na aba inscrição, o proponente deve preencher a ficha de inscrição com os dados pessoais e dados do filme. Anexo à ficha de inscrição on-line, deve constar, também, um comprovante de residência, em formato digital. Cada proponente pode inscrever uma quantidade ilimitada de filmes. No entanto, serão selecionados dois filmes, no máximo.

“Audiovisualizar o urbano e urbanizar o audiovisual” é o conceito do Urbanocine, que tem a intenção de permear espaços não contemplados, corriqueiramente, pela distribuição das produções locais do setor audiovisual. Busca-se, então, o diálogo e contato com a cidade e seus habitantes. Aqui, mais do que espectadores.

O Festival aposta na desmistificação de que cinema é apenas um produto a ser comprado e consumido dentro de shoppings centers e grandes conglomerados de salas comerciais de exibição. Desde curtas-metragens, animações, documentários e vídeos experimentais, antes de tudo, cinema é uma arte, é cultura. E o seu acesso deve ser horizontal. Assim como seu conhecimento.

A primeira seleção dos filmes a serem exibidos no Festival Urbanocine será feita por uma Comissão de Habilitação Técnica, que avaliará se o projeto atende aos requisitos do edital. Os projetos habilitados seguirão para a próxima etapa de seleção. A Comissão de Habilitação Técnica avaliadora é composta por, no mínimo, três membros selecionados internamente pela Comissão Organizadora do Festival. Posteriormente à seleção da Comissão de Habilitação Técnica, os pré- selecionados serão analisados pela Curadoria Artística, formada por pessoas abalizadas no que se refere à arte cinematográfica.

Definido para o período de 01 a 29 de agosto, o Festival será itinerante, ao ar livre e contemplará as regiões administrativas Norte, Sul, Leste e Oeste. O Urbanocine será composto por exibições de curtas-metragens e vídeos experimentais nas seguintes categorias: Curta-metragem potiguar (de 03 até 20 minutos) e Vídeo experimental potiguar (de 03 até 10 minutos).

Para as categorias serão aceitas inscrições de filmes potiguares que tenham sido finalizados entre janeiro de 2012 e os meses vigentes do ano de 2015, produzidos nos formatos 35mm, 16mm, digital, etc., desde que possuam cópia em alta resolução de exibição em formato digital MP4, MPEG OU AVI. As cópias em arquivo digital dos filmes selecionados passarão a fazer parte do acervo do Urbanocine, para exibições futuras, excluindo-se reprodução on-line, atividades de interesse semelhante, ou com fins lucrativos.
Serão conferidos insígnia e prêmios em dinheiro aos filmes participantes, conforme descrito abaixo: a) Categoria Curta-metragem – Valor de R$ 600,00 (seiscentos reais); b) Categoria Vídeo-experimental – Valor de R$ 300,00 (trezentos reais). O edital ressalta que haverá incidência dos impostos previstos na legislação em vigor, em caso de pessoa física, o qual será retido na fonte, conforme orientações da Controladoria Geral do Município. O julgamento dos filmes de curta-metragem e de vídeo experimental obedecerá aos seguintes critérios: argumento/roteiro, criatividade, qualidade técnica e qualidade artística das produções.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!