Home Notícias Economia Inflação oficial fica acima da meta do governo e acumula taxa de 8,97%

Inflação oficial fica acima da meta do governo e acumula taxa de 8,97%

Inflação oficial fica acima da meta do governo e acumula taxa de 8,97%
Foto: Pixabay
0

Dados divulgados nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, acumulou em agosto alta de preços de 8,97% em 12 meses. A taxa ficou acima do teto da meta de inflação do governo federal, que é de 6,5%. Em julho, o IPCA acumulava alta de 8,74% em 12 meses.

Considerando-se apenas o resultado de agosto, o IPCA ficou em 0,44%. As taxas haviam ficado em 0,52% em julho deste ano e em 0,22% em agosto do ano passado. A inflação de agosto foi influenciada principalmente pelas taxas de 0,96% das despesas pessoais e de 0,8% de saúde e cuidados pessoais.

Os alimentos, por outro lado, foram os principais responsáveis pelo recuo da taxa mensal entre julho e agosto. Isso porque a inflação do grupo alimentação e bebidas recuou de 1,32% em julho para 0,3% em agosto.

INPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com renda até cinco salários mínimos, acumulou em agosto taxa de 9,62% em 12 meses. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa é superior à acumulada pelo INPC em julho (9,56%).

A taxa acumulada do INPC em agosto também é superior ao acumulado pela inflação oficial em agosto (9,97%), medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Considerando-se apenas a variação de preços em agosto, o INPC ficou em 0,31%, abaixo do 0,64% do INPC de julho e do 0,44% do IPCA de agosto.

Em agosto, os alimentos tiveram inflação de 0,28%, enquanto os produtos não alimentícios tiveram aumento de preços de 0,32%.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!