Home Notícias Economia Inadimplência do consumidor abre o segundo semestre com alta de 0,6%, revela Serasa Experian

Inadimplência do consumidor abre o segundo semestre com alta de 0,6%, revela Serasa Experian

Inadimplência do consumidor abre o segundo semestre com alta de 0,6%, revela Serasa Experian
Cartões, dinheiro e cheques (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)
0

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor começou o segundo semestre de 2015 com crescimento de 0,6%, na comparação com o mês anterior (junho/15). Na análise interanual – julho de 2015 x julho de 2014 – o indicador teve elevação de 19,4%. No acumulado do ano até julho, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice também subiu 16,8%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o desemprego crescente bem como a inflação e os juros altos tem prejudicado a saúde financeira do consumidor, dificultando-o a manter os seus pagamentos em dia.

Na decomposição do indicador, a inadimplência não bancária, (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) foi a responsável pela alta do indicador, com aumento de 3,5% e contribuição de 1,6 p.p. A elevação do índice mensal não foi maior ainda porque as dívidas com os bancos apresentaram queda de 2,2% e contribuíram negativamente com 1,0 p.p. Os títulos protestados e os cheques sem fundos apresentaram contribuição nula nos resultados de julho/15.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!