Home Notícias Brasil RN Hospitais de Currais Novos e Caicó devem ser geridos pela EBSERH

Hospitais de Currais Novos e Caicó devem ser geridos pela EBSERH

Hospitais de Currais Novos e Caicó devem ser geridos pela EBSERH
0

O Hospital Regional Mariano Coelho em Currais Novos e a unidade Hospitalar Regional do Seridó em Caicó, devem ser incorporados a rede de gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Parecer favorável foi dado pelo secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Claudio Costa, após reunião realizada na sexta-feira (15), com a senadora Fátima Bezerra e a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva.

A luta pela incorporação dos hospitais regionais foi iniciada desde 2014, através do Programa Mais Médicos e quando a UFRN buscou fortalecer o campo de estágio dos estudantes da Faculdade de Ciência da Saúde do Trairi (Santa Cruz) e da Escola Multicampi de Ciências Médicas em Caicó, cujos estudantes da primeira turma pleitearam esta conquista, bem como a expansão do Hospital Universitário Ana Bezerra. Além dos estudantes, essa luta conta com empenho da senadora Fátima Bezerra, que tem feito gestões junto ao Governo Federal, e dos prefeitos da região do Seridó e do Trairi. “Queremos garantir que esses hospitais tenham a parceria da UFRN e sejam gerenciados pela EBSERH, para que a área acadêmica da saúde fique consolidada no campus do interior. Esses jovens estão tendo uma oportunidade ímpar de ser formarem e trabalharem nas suas cidades”, declarou Angela Paiva.

Segundo a senadora Fátima Bezerra, a adesão dos hospitais regionais à EBSERH garantirá melhor infraestrutura e condições dos serviços prestados à população. “Nós temos de um lado a consolidação da escola de medicina e, ao mesmo tempo, uma grande conquista para os usuários do SUS com uma melhor assistência à população da região. Esses hospitais vão dar mais apoio aos estudantes na sua formação e aos residentes do curso de medicina. Essa, sem dúvidas, é uma das maiores conquistas para a região do Seridó e do Trairi”, afirmou.

Fátima também destacou o papel da reitora, do diretor da Escola Multicampi de Ciências Médica, George Dantas, do diretor da Facisa, Edvaldo Vasconcelos, e o protagonismo dos estudantes nesta luta. “O projeto da escola multicampi é referência para todo país e isto pesou muito para essa conquista. Estamos dando um importante passo para consolidar este pleito”, enfatizou.

Hiago Luis Estudante de jornalismo e concluindo a graduação. Natalense de nascença e coração. Experiência em assessoria de comunicação, jornalismo online e impresso, rádio jornalismo, produção e reportagem em TV. Palmeirense, canceriano e fã de tudo que envolve HQ,s. Mas que tudo, viciado em trabalho. Amo o que faço. Prefiro o PES, ao Fifa! Prazer, Hiago Luis!
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!