Notícias

Homo sapiens é mais velho do que se imaginava, aponta estudo

(ANSA) – O Homo sapiens, o ser humano anatomicamente moderno, é mais antigo do que se imaginava. Fósseis descobertos em montanhas do interior do Marrocos sugerem que o primata bípede habitava o continente africano há pelo menos 300 mil anos, ou seja, 100 mil anos antes de sua “data de nascimento” oficial.

A pesquisa, publicada na revista “Nature” e coordenada pelo instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, revelou também que fósseis de animais encontrados permitiram que a dieta do ser humano daquela época fosse reconstruída. Ela tinha como base carne de gazela, zebra, avestruz, além de ovo.

A análise dos restos indicaram que os primeiros representantes do Homo sapiens se alimentavam também de moluscos de água doce, porcos, lebres, tartarugas e serpentes. “Parece que eram apaixonados pela caça”, comentou Teresa Steele, pesquisadora da Universidade da Califórnia, que analisou os fósseis. Os cortes e fraturas achados nos ossos mais longos indicam ainda que os primatas os rompiam para se alimentarem de medula.

As ossadas foram encontradas no sítio arqueológico de Jebel Irhoud e ajudaram os historiadores a reescreverem as origens do Homo Sapiens. Segundo eles, antes de emigrarem para a Europa, os primatas já tinham se realocado por todo o continente africano, e não apenas Etiópia e na região Subsaariana, como se acreditava até agora.

Dentre os restos fósseis, foram encontradas uma mandíbula e crânios correspondentes a cinco pessoas, entre adultos, adolescentes e crianças. A análise, conduzida por um grupo guiado por Jean-Jacques Hublin, demonstrou que eles representam a primeira fase evolutiva do Sapiens.

Segundo os pesquisadores, os rostos tinham características “modernas”, mas uma caixa craniana mais larga e arcaica. De um lado, a face dos indivíduos têm traços que lembram o que ainda vemos hoje nos seres humanos e a região do nariz e da boca não tinha projeção para a frente, como acontecia com outros primatas, como os neandertais.

Um outro estudo, guiado por Shannon McPherron, encontrou outros fósseis no mesmo sítio arqueológico, pertencentes a pessoas que viveram há cerca de 300 e 350 mil anos. Os restos mais antigos antes deles foram achados em Omo Kibish, na Etiópia, e tinham cerca de 195 mil anos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.