Notícias

Henrique Alves e Eduardo Cunha cobraram “insistentemente” doação à OAS, diz PGR

De acordo com uma reportagem do Jornal O Estado de São Paulo o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), e o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB/RJ) teriam cobrado, “insistentemente”, R$ 5 milhões em forma de doação eleitoral a empresários da OAS na campanha eleitoral de 2014, quando Henrique Alves presidia a Câmara e era candidato ao Governo do Rio Grande do Norte.

Segundo a reportagem, a ação é comprovada por mensagens trocadas entre Alves e o empreiteiro Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, já condenado a 16 anos de reclusão por crimes cometidos no escândalo de corrupção da Petrobrás. Os diálogos mostram que, além de tratar de favores para o empresário nos tribunais, o ministro cobra repasses da OAS para sua campanha ao Governo do Rio Grande do Norte em ação conjunta com o atual presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), um dos principais articuladores de sua candidatura. “A Procuradoria-Geral da República (PGR) sustenta que o Cunha negociou as doações eleitorais em troca de defesa dos interesses da empreiteira no Congresso Nacional”.

O Jornal detalha que “as informações foram obtidas através de centenas de mensagens trocadas entre os celulares de Eduardo Cunha e Léo Pinheiro, executivo da OAS que aderiu à delação premiada nas investigações da operação Lava Jato”.

Em uma das mensagens, o próprio Henrique teria cobrado os repasses para sua campanha. A reportagem mostra que “em uma mensagem do dia 13 de outubro de 2014, já no segundo turno, Cunha teria feito um dos pedidos: Amigo, a eleição é semana que vem. Preciso que veja urgente”, apelou.

O próprio Henrique Alves, três dias depois, reforçou a solicitação. “Amigo, como Cunha falou, na expectativa aqui”. Léo Pinheiro, em outras mensagens com executivos da empresa, reclamou das insistentes cobranças de Cunha durante a campanha.

Em nota, Henrique Alves disse que “todas as doações” foram legais e estão disponíveis no TSE. “O ministro refuta qualquer ilação baseada em premissas equivocadas ou interpretações absurdas. Vale destacar que as empresas citadas fizeram doações para campanhas de diversos partidos Brasil afora”, apontou.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.