Home Notícias Ciência Grupo quer usar DNA de Da Vinci para entender mente de gênio

Grupo quer usar DNA de Da Vinci para entender mente de gênio

Grupo quer usar DNA de Da Vinci para entender mente de gênio
0

(ANSA) – Descobrir qual era o DNA de Leonardo Da Vinci: essa é a técnica que será utilizada para conhecer o gênio de perto, conseguindo revelar, há cinco séculos de distância, muitos dos seus segredos. Uma vez identificado o genoma do italiano, será possível desvendar coisas relacionadas ao seu aspecto físico, às condições da sua saúde, aos seus hábitos de alimentação e à qualidade da sua visão.

A ideia é do “Leonard Project”, um grande consórcio internacional que desde 2014 une geneticistas, historiadores da arte e antropólogos da Itália, França, Estados Unidos, Canadá e Espanha, que tem como objetivo conhecer a verdadeira história de um dos maiores gênios do renascimento.

Após a complexa reconstrução da árvore genealógica da família de Da Vinci, que conseguiu identificar 41 descendentes diretos e ainda vivos, inicia-se agora a caça aos traços biológicos escondidos em tumbas e pinturas que podem ajudar a elaborar o perfil genético de Leonardo até 2019, ano do aniversário de 500 anos da sua morte. O projeto foi descrito em um número especial da revista “Human Evolution”.

“Ter reconstruído a árvore genealógica de Da Vinci foi um passo fundamental”, explicou o diretor do Museo Ideale Leonardo Da Vinci, Alessandro Vezzosi.

“Acima de tudo nos permitiu descobrir coisas inéditas da sua família que condicionaram a sua formação, como o fato de que o seu avô não era um simples camponês, mas um personagem novo para se descobrir que tinha contatos em Avignon (França), Barcelona, Valência e Maiorca (Espanha)”, afirma Vezzosi.

“Em segundo lugar, a árvore genealógica nos permitiu criar as condições necessárias para a pesquisa do DNA, já que com ela nós identificamos ‘os depósitos biológicos’, de parentes e descendentes, de quem será possível obter o DNA para confrontar com o de Leonardo”, explicou o italiano.

Os pesquisadores estarão em várias frentes: obtidas as autorizações necessárias, trabalharão na antiga tumba da família Da Vinci em Florença, nos supostos restos mortais do gênio sepultados no castelo de Amboise, na França, e nos restos da mãe de Leonardo, Caterina, em Milão. O projeto também envolverá o Craig Venter Istitute, centro californiano fundado pelo “pai” do mapa do genoma humano (Craig Venter), que colaborará na pesquisa de eventuais traços biológicos deixados por Leonardo em suas pinturas e desenhos.

Os pesquisadores já estão procurando criar uma técnica que no futuro poderá se tornar útil na luta contra a falsificação das obras de arte.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!