Home Notícias Economia Governo do RN quer diminuir trâmite na abertura e registro de empresas

Governo do RN quer diminuir trâmite na abertura e registro de empresas

Publicidade

Governo do RN quer diminuir trâmite na abertura e registro de empresas
Foto: Divulgação
0
Publicidade

O governo do Rio Grande do Norte está trabalhando para implantar um centro de atendimento empresarial, com o objetivo de integrar todos os órgãos de registro e licenciamento de empresas no mesmo espaço físico e virtual. O projeto foi apresentado pela presidente da Junta Comercial do Estado (Jucern), Samya Aby Faraj, ao governador Robinson Faria, no início da noite desta terça-feira (3).

O projeto consiste em criar um ambiente favorável ao empresário, eliminando etapas e diminuindo a burocracia para que o empreendedor consiga a abertura e legalização de sua empresa de uma forma mais célere. Esta agilidade vai propiciar um retorno mais rápido tanto ao investidor quanto ao Estado, em forma de tributo.

“É fundamental desburocratizar a abertura de empresas em nosso Estado. E este trabalho feito de maneira integrada, vai facilitar muito para o empreendedor. Esperamos entregar este centro à população o quanto antes”, assinalou o líder do Executivo estadual.

Na mesma ocasião, foi apresentado um balanço de conquistas da Jucern, que está a frente deste processo. Neste ano, por exemplo, foi implantado o processo de junta digital que só existe hoje em quatro estados brasileiros. “Na Jucern, não existe mais trâmite de papeis. A gente diminuiu de nove para três etapas o registro de uma empresa, saindo de um prazo indeterminado de análise de processo para um prazo médio de uma hora e meia”, afirmou Samya. 129 municípios já estão integrados ao sistema, restando as demais cidades potiguares e alguns órgãos estaduais.

O encontro reuniu também o diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Rondinelle Oliveira, o comandante do Corpo de Bombeiro, Coronel Otto Saraiva de Souza, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, e o secretário de Relações Institucionais, Hudson Brito.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!