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Governo do RN confirma construção da terceira ponte sobre o rio Potengi em Natal

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Governo do RN confirma construção da terceira ponte sobre o rio Potengi em Natal
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O governador Robinson Faria confirmou na manhã desta segunda-feira (26), durante a reunião do Conselho da Região Metropolitana, que foram assegurados recursos para a a construção da terceira ponte em Natal. A nova obra será sobre o rio Potengi, os recursos foram assegurados em reunião com o Banco Mundial, e virão do projeto RN Sustentável.

O Conselho Metropolitano é composto por 12 municípios, representante da Assembleia Legislativa, representante do Parlamento Comum e pelo secretário de Planejamento do RN. Ele conta com oito grupos de trabalhos, em áreas estratégicas para a região.

Atualmente Natal conta com a ponte Newton Navarro, uma das atrações da cidade, que foi inaugurada em novembro de 2007, sendo considerada a mais alta ponte estaiada (suspensa por cabos) do país. A ponte tornou-se ponto de visitação turística também devido à altura e imponência. Ela possui 55 metros de altura em seu vão central e aproximadamente 1,8 quilômetros de extensão, dos quais cerca de 400 metros são sustentados por cabos de aço presos a dois mastros de 103 metros de altura cada

A capital do Rio Grande do Norte também conta com a ponte do Potengi Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte de Igapó, cuja primeira construção começou a ser erguida em 1913, foi concluída em 1915 e inaugurada em 20 de abril de 1916. Era totalmente de ferro e só possuía duas vias em sentidos opostos, mais a linha férrea. Sua função era a de permitir a passagem dos trens da Estrada de Ferro Central, facilitando o transporte entre a capital e o interior do estado. Em razão do crescimento urbano da Zona Norte, e pelo alto fluxo de veículos, a estrutura metálica foi deixada de lado e construída uma segunda ponte de concreto. Essa segunda ponte foi inaugurada em 1970. Em 1988, foi erguia uma terceira ponte unida à segunda, formando uma ponte só. Hoje, a Ponte de Igapó possui 606 metros de extensão e quatro vias, mais uma linha férrea. A estrutura inicial, a metálica, foi comprada por uma empresa privada que retirou várias partes. Atualmente, apesar de também ser considerada cartão-postal da cidade, encontra-se abandonada e enferrujada.

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Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
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