Home Notícias Brasil RN Governador e ministro liberam atuação das tropas federais

Governador e ministro liberam atuação das tropas federais

Publicidade

Governador e ministro liberam atuação das tropas federais
Foto: Demis Roussos
0
Publicidade

As tropas das Forças Armadas que atuarão nas ruas de Natal e Região Metropolitana já estão oficialmente liberadas para iniciar os trabalhos. A permissão foi dada pelo Ministro da Defesa, Raul Jungmann, que veio a Natal, a pedido do governador Robinson Faria, na manhã desta quinta-feira (04), para a apresentação dos cerca de 1200 homens que irão atuar em conjunto com as policias do Rio Grande do Norte na Operação Potiguar.

O ministro foi recebido pelo governador na Base Aérea de Natal, por volta das 9h40 e, juntos, seguiram para o 16° Batalhão de Infantaria Motorizado, no Tirol.

Paz

“Nós vamos recuperar a paz. O que estamos fazendo aqui no Rio Grande do Norte é um trabalho de integração, o que mostra a preocupação do governo federal com a situação desse Estado. Essa GLO (Garantia da Lei e da Ordem) tem amparo legal e visa ajudar o Governo do Estado a restabelecer a tranquilidade da população”, disse Jungmann.

Permanência das tropas

Na ocasião, Robinson Faria solicitou a ampliação do prazo de 15 dias de permanência do reforço das Forças Armadas no combate à violência e a retomada do controle pelo Estado do sistema penitenciário no RN. O governador explicou o pedido alegando o tempo necessário para a administração estadual instalar bloqueadores de celular nas unidades prisionais.

O Ministro da Defesa, Raul Jungmann disse que o pleito será analisado pelo Governo Federal e poderá ser atendido após análise da situação nos próximos dias, e, confirmada a necessidade, a presença das tropas será prorrogada.

O Chefe do Executivo também destacou que até agora as forças policiais do Estado têm evitado danos à população, mas precisa do apoio federal para implantar um novo padrão de segurança que devolva a tranquilidade. “Este momento é fundamental para o trato da segurança pública em nosso Estado e no Brasil. O Governo tem o apoio da população, não vamos recuar na decisão de combater o crime e a violência. A união das Forças Federais às nossas forças estaduais vai permitir que o Rio Grande do Norte institua um novo modelo de segurança que servirá de exemplo para os outros Estados”, declarou Robinson Faria. “A população nos dá todo apoio, ela incentiva e encoraja para que o Governo siga adiante”, completou o governador.

O Ministro Raul Jungmann afirmou que a presença das tropas federais vai permitir que as policiais estaduais dediquem maior efetivo ao trabalho nos municípios do interior.

Publicidade

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!