Notícias

Google leva boicote de grandes anunciantes

O Google não possui mais vínculos com alguns dos grandes  anunciantes dos Estados Unidos na semana passada. Na quarta-feira, a companhia de telecomunicações AT&T e a Johnson & Johnson, e além de  outras empresas, comunicaram que não vão mais veicular vídeos promocionais no YouTube e em outras plataformas do da empresa Google, por afirmarem  que a descomunal da tecnologia não tem tomado medidas cabíveis para impedir que sejam exibidos conteúdos que incita o terrorismo ao lado de propagandas.

A decisão das empresas, que não interfere na ferramenta de busca do Google, toma como exemplo das  medidas adotadas na Europa, o  governo britânico, a farmacêutica GSK, o jornal The Guardian e a multinacional francesa de publicidade Havas também já retiraram suas propagandas. A decisão se concretizou após o jornal The Times divulgar  uma reportagem que mostra que propagandas apareceram próximas a materiais extremistas e de conteúdo ofensivo no YouTube e em sites vinculados ao Google.

Por meio de  nota, a Johnson & Johnson informou  que leva o “assunto muito a sério” e que continuará determinando medidas para garantir que suas propagandas estejam de acordo  com seus valores.

A AT&T informou estar “profundamente preocupada” ao saber que  sua publicidade tem aparecido ao lado de conteúdo que promovia terrorismo e ódio. “Removeremos nossos anúncios das plataformas que não são de busca do Google até que a empresa possa garantir que isso não aconteça novamente”, esclarece uma nota da AT&T. A companhia de telecomunicações é considerada uma das cinco maiores anunciantes dos Estados Unidos no ano passado, gastando quase US $ 1 bilhão até novembro, segundo a Kantar Media.

Motivo de debate

O anúncio de que as marcas estão rompendo com o Google colocou em destaque o  debate sobre os perigos que as empresas enfrentam com publicidade programática (compra e venda, através de ferramentas eletrônicas, de espaço para propaganda digital). A verdade é que  empresas como o Google e o Facebook lidarem com uma vasta quantidade de sites torna difícil o controle de conteúdo de todos eles. E ainda, as páginas onde são colocadas os anúncios são determinadas por algoritmos, o que torna serviço de verificação ser mais complicado.

Conforme as políticas do Google, há proibição de anúncios em vídeos de conteúdos pornográficos ou que promovem comportamentos ilegais. A empresa também utiliza  um software que mostra quando o  conteúdo potencialmente impróprio, mas as denúncias apontadas  na semana passada indicam que o sistema ainda apresenta falhas.

O Google é atualmente  o maior vendedor de espaço para publicidade na internet. Somente em  propaganda a companhia lucrou US$ 22,4 bilhões no último trimestre de 2016. Grande parte desse montante ainda é de anúncios que aparecem em pesquisas na internet, mas executivos da empresa já afirmaram estar animados com a capacidade do YouTube e da mídia programática.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.