Home Notícias Universo Geólogos chineses descobrem substância orgânica em meteorito de Marte

Geólogos chineses descobrem substância orgânica em meteorito de Marte

0

Um grupo de cientistas liderado por geólogos chineses descobriu uma substância orgânica – semelhante ao carvão – em um meteorito de origem do planeta Marte, segundo informação publicada na segunda-feira (22) no diário South China Morning Post.

A descoberta, publicada no mais recente número da revista científica Meteoritics and Planetary Science, apresenta novas evidências sobre a possibilidade de existir algum tipo de atividade biológica no planeta vermelho.

Os investigadores encontraram vestígios de materiais orgânicos juntamente com elementos químicos como azoto, enxofre e fósforo, com estrutura semelhante à do carvão existente na Terra.

Essas substâncias foram encontradas no meteorito Tissint, que deve ter se separado de Marte há 700 mil anos, após a colisão de um asteróide.

O Tissint caiu como uma bola de fogo em Marrocos, em julho de 2011, e, após meses de observação e análise dos fragmentos que o compunham, um grupo internacional de cientistas determinou que era procedente do planeta vizinho.

Zhang Jianchao, físico do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências, e um dos autores do estudo, explicou que a sua equipe acredita que a substância similar ao carvão venha de Marte, em declarações ao South China Morning Post, jornal em língua inglesa publicado em Hong Kong.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!