Notícias

‘Franco e útil’, diz Putin sobre encontro com Obama

(ANSA) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou à imprensa de seu país que o encontro com seu homólogo norte-americano, Barack Obama, foi “útil” e não descartou agir conjuntamente para resolver a crise na Síria. “A reunião com Obama foi surpreendentemente franca e construtiva. Poderemos trabalhar juntos. Eventos como este são úteis, informativos e produtivos”, destacou Putin.

O encontro, que durou 90 minutos na noite desta segunda-feira (28), apresentou pontos de divergência sobre os caminhos a serem tomados para combater o Estado Islâmico (EI, ex-Isis), mas foi o primeiro entre os dois mandatários em mais de um ano e meio. Segundo o líder russo, nenhuma possibilidade foi excluída para resolver o problema, mas por enquanto, uma operação por terra das tropas russas está “fora de questão”. Com a declaração, Putin desmentiu que já tenha enviado militares ao país, como vem noticiando a mídia internacional há semanas, e confirmou que há apenas apoio para treinamento e logística.

Ainda de acordo com o presidente, as conversas com Obama não excluíram a possibilidade da Rússia se unir à coalizão internacional para realizar ataques aéreos contra bases do EI na Síria. “Porém, todas as nossas ações serão feitas em linha com o direito internacional. Conversamos sobre isso e estamos avaliando. Não estamos excluindo nada”, disse.

O governo de Moscou acusa os EUA e a França de realizarem ataques sem permissão para derrotar o EI. Diferentemente do que ocorre no Iraque, onde o governo é aliado dos norte-americanos, a Síria não autorizou os dois países a entrarem em seu espaço aéreo para realizar as ações militares.

Porém, as divergências apresentadas durantes seus discursos na Assembleia Geral permanecem. Para Putin, “Obama e [François] Hollande não são cidadãos sírios e não podem decidir o futuro do país”, disse o mandatário se referindo aos pedidos de renúncia que ambos fazem ao presidente da Síria, Bashar al-Assad. O russo, que tem uma aliança com o governo sírio, reafirmou que cooperar com Assad é a melhor forma de derrotar o EI. Já Obama chegou a chamar o líder sírio de “tirano” em seu discurso. Fontes ligadas à Casa Branca afirmam que esse é o principal ponto de desacordo entre os líderes.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.