Home Notícias Brasil RN Força Nacional prorroga apoio ao sistema penitenciário no RN

Força Nacional prorroga apoio ao sistema penitenciário no RN

Força Nacional prorroga apoio ao sistema penitenciário no RN
Força Nacional (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
0

O Ministério da Justiça prorrogou por seis meses o apoio da Força Nacional de Segurança Pública ao sistema prisional do Rio Grande do Norte. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (21).

“As ações são de policiamento ostensivo na modalidade de patrulhamento nos perímetros externos dos estabelecimentos prisionais de Natal e região metropolitana”, explica a secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki.

A iniciativa foi estabelecida em caráter episódico e planejado por mais 180 dias, e a pedido do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. “Desde o dia 15 de março deste ano, o Ministério da Justiça está reforçando as ações de segurança pública no Rio Grande de Norte com equipes de policiais militares da Força Nacional, e também com investimentos no sistema penitenciário”, acrescenta Regina Miki.

Operações

Além da operação ostensiva em apoio ao sistema penitenciário, com policiais militares, a Força Nacional também desenvolve no Rio Grande do Norte, a pedido do governo do estado, outras três operações:

– Judiciária, com equipes de investigadores reforçando a apuração de homicídios;

– Perícia, com peritos e papiloscopistas intensificando levantamentos e confecção de laudos sobre crimes em geral;

– Guardas-vidas, com bombeiros da Força Nacional prevenindo afogamentos no litoral potiguar – Aviação Policial, com profissionais de segurança pública especializados auxiliando os órgãos locais nessa área de atuação.

A Força

Hoje, a Força desenvolve mais de 39 operações, simultaneamente, em 13 estados e no DF, envolvendo policiais militares, policiais civis, bombeiros militares ou profissionais de perícia. Após concluírem até dois anos de operações, eles retornam às suas instituições de origem.

Ligada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, a Força Nacional é um programa de cooperação federativa criado em 2004 com a participação profissionais de segurança pública dos 26 estados e do Distrito Federal. Suas equipes atuam em situações de crise e operações especiais em apoio aos entes federativos.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!