Home Notícias Esporte FNF define detalhes para o Campeonato Potiguar 2016

FNF define detalhes para o Campeonato Potiguar 2016

FNF define detalhes para o Campeonato Potiguar 2016
0

O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, se reuniu na tarde desta quinta-feira (15), na sede da entidade, com representantes dos clubes e realizou o Conselho Técnico do Estadual 2016. Uma das novidades apresentadas na reunião fica por conta do horário dos jogos, onde, algumas partidas serão realizadas às 9h30, em virtude da adequação à grade de programação da emissora que transmite a competição.

Participaram da reunião os representantes de ABC, Alecrim, América-RN, ASSU, Baraúnas, Corintians de Caicó, Globo FC, Santa Cruz-RN, Palmeira de Goianinha e Potiguar de Mossoró. A previsão é de que a competição comece no dia 24 de janeiro de 2016.

Para José Vanildo, a maior preocupação (para clubes semi-amadores) ficou por conta das exigências constantes na Lei de Responsabilidade do Futebol.

”A nova legislação impôs de forma forte a necessidade dos clubes e das federações adotarem providências urgentes e necessárias, como as certidões, manutenções de obrigações trabalhistas, mandatos e manutenção dos conselhos fiscais. São medidas fortíssimas que trarão dificuldades em nível de Brasil e aqui no Rio Grande do Norte não vai fugir a regra. A legislação já está em vigência e os clubes tem que individualmente, a partir de agora, buscar as suas certidões e suas individualidades. A federação vai convocar uma Assembléia para adequar o Estatuto e apresentar as certidões necessárias”.

Durante apresentação, o presidente da FNF revelou que o Campeonato terá duas fases, com dois grupos contendo cinco clubes. Na primeira fase, os times jogarão em cada grupo e os dois melhores colocados farão as semifinais, tendo a final em jogo único. Na segunda fase, os grupos jogarão entre si e os dois melhores times do grupo A e do grupo B avançam às semifinais, com a realização de uma única partida para a final. Em caso de um mesmo clube vencer as duas fases, será declarado campeão. Caso contrário, com a disputa entre dois times, a decisão será feita em duas partidas. Quanto ao rebaixamento, os dois piores colocados ( um de cada grupo) serão rebaixados para a segunda divisão, em 2017.

Valorizar as categorias de base

Outra novidade para a edição 2016 do Campeonato Potiguar será a presença obrigatória de cinco atletas profissionais com idade até 22 anos e que estejam relacionados para os jogos. A determinação dividiu opiniões e foi decidida por meio de votação. Para José Vanildo, a presença de jovens atletas pode diminuir as folhas salariais dos clubes, principalmente do interior do estado, que enfrentam dificuldades financeiras nos últimos anos.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!