Notícias

FMI rebaixa previsão de crescimento da Itália e do Brasil

(ANSA) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou nesta terça-feira (12) seu relatório “Perspectiva Econômica Global” e rebaixou a previsão de crescimento para as economias tanto da Itália como do Brasil.

Para os italianos, o órgão prevê um crescimento de 1% para 2016, queda de 0,3% na comparação com o documento anterior publicado em janeiro, e de 1,1% para 2017 – retração de 0,1%. “O crescimento foi mais lento do que o previsto na Itália”, informou o relatório acrescentando que os italianos, ao lado da Alemanha e da França, terão crescimentos “modestos”.

O órgão ainda destacou que alguns problemas, como uma possível saída da Grã-Bretanha da União Europeia e a crise de refugiados que atinge o continente, podem causar “sérios danos em nível regional e global”. Já para o Brasil, o FMI calculou que a recessão no Produto Interno Bruto (PIB) do país chegará a -3,8% contra os -3,5% previsto há três meses. O número só não é mais baixo do que as previsões para as economias da Venezuela, que deve ter queda de 8%, e do Equador, de -4,5%. Caso se confirmem as previsões, a América Latina voltaria a ter o pior desempenho dos últimos 20 anos.

A entidade afirmou que a recessão no Brasil “afeta o emprego e a receita real” além de que “as incertezas domésticas continuam pressionando a capacidade do governo de formular e executar políticas” importantes. Sem citar a que ponto, exatamente, se referia, o FMI ainda afirmou que as “projeções estão sujeitas a grande incerteza” no país.

O diagnóstico do fundo também não foi positivo para a economia global, que deve apresentar um aumento de 3,2% em 2016 – 0,2% a menos do que o previsto em janeiro, e um crescimento de 3,5% em 2017 (queda de 0,1%). “A retomada global continua, mas é sempre mais lenta e frágil. Restam significativos riscos de novas quedas”, pontua o documento ressaltando que há o risco de uma “estagnação do século” caso o cenário não apresente melhoras.

Segundo o FMI, os riscos de recessão e de deflação, especialmente na Europa, Estados Unidos e Japão, estão cada vez maiores. O pior cenário nesses quesitos é para os japoneses, que tem 40% de chances de entrar em crise econômica.

Desemprego: O relatório ainda apresentou as estimativas na questão do emprego para os países. Na Itália, o índice de desemprego deve ficar em 11,4% em 2016 e de 10,9% em 2017, ficando acima da média europeia, mas abaixo do que foi registrado em 2015 – quando atingiu 11,9%.

Já para o Brasil, o FMI estima que o desemprego ficará em 9,2% neste ano e subirá para 10,2% em 2017 – em níveis acima do registrado na última década.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.