Home Notícias Brasil Filtro para captação de água da chuva começa a ser comercializado no Brasil

Filtro para captação de água da chuva começa a ser comercializado no Brasil

Filtro para captação de água da chuva começa a ser comercializado no Brasil
Foto: Reprodução/Youtube
0

Com a crise hídrica que assola diversas regiões do país, uma empresa especializada em soluções para tratamento de água criou o ChoveChuva, um filtro que é capaz de limpar a água captada da chuva, removendo os resíduos maiores, como folhas, e tratá-la com cloro.

Hidrologia, empresa que desenvolveu o filtro, identificou a necessidade desta tecnologia em escolas públicas de Belo Horizonte, Minas Gerais. De acordo com os criadores, o produto tem como diferencial o fato de não precisar ser conectado a fontes de energia. O produto já é comercializado online no site da empresa por R$ 788.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para garantir a limpeza da água, o dispositivo está conectado à calha da residência, permitindo que a água da chuva escoe direto para o captador, e conta com quatro etapas de filtragem:

Primeira fase: consiste em uma caixa separadora de folhas, que separa o material grosso.

Segunda fase: após a separação, a água segue para um compartimento onde estão dispostas pedras de calcário, responsáveis por regular os níveis de acidez.

Terceira fase: nesta etapa ocorre a adição do cloro à água para desinfetar e eliminar os micro-organismos, conforme norma do Ministério da Saúde.

Quarta (e última) fase: já a fase final consiste na filtragem, onde são retirados os materiais em suspensão.

Após o processo de filtragem, a água pode ser aproveitada em banheiros para descarga, lavagem de mão, limpeza de quintal, lavagem de roupa, entre outras coisas. Estima-se que, mesmo com todas as etapas, a perda é de apenas 30%, levando em consideração que o reservatório final não terá mais nenhum tipo de resíduo.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!