Esportes

Fifa suspende Blatter e Valcke por 90 dias

(ANSA) – O Comitê de Ética da Fifa suspendeu provisoriamente por 90 dias o atual presidente, Joseph Blatter, pelo escândalo de corrupção na entidade. Jérôme Valcke, que já estava afastado do cargo de secretário-geral, também foi suspenso nesta quinta-feira (08).

Além dos atuais cartolas, o presidente da Uefa e candidato à presidência do órgão, Michel Platini, também recebeu a mesma punição. Já outro candidato ao posto, o sul-coreano Chung Mong-joon, foi banido do esporte por seis anos e foi multado em 100 mil francos suíços (quase R$ 400 mil).

Segundo nota no site da Fifa, os afastamentos foram realizados com “base nas investigações que estão sendo feitas pela Câmara de Investigação do Comitê de Ética”. Já no caso do cartola sul-coreano, o banimento foi provocado com base em um relatório sobre o processo de escolha as sedes das Copas do Mundo da Rússia (2018) e do Catar (2022). O relatório final apontou que Mong-joon cometeu infrações em cinco pontos do Código de Ética.

Os afastamentos dos dirigentes podem ser prorrogados por mais 45 dias e eles não poderão participar de nenhum evento relacionado ao esporte durante esse período. Com a suspensão de Blatter, quem assume a presidência da Fifa é o camaronês Issa Hayatou – que atualmente é o presidente da Confederação Africana de Futebol. Para o lugar de Valcke, fica mantido o alemão Markus Kattner, que já atua no cargo desde 18 de setembro.

O escândalo de corrupção estourou em maio desde ano quando, no dia 27, sete cartolas foram presos em uma ação conjunta da polícia da Suíça e dos Estados Unidos, sendo que entre os detidos estava o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol José Maria Marín. Outros sete cartolas também foram presos posteriormente pelo mesmo problema. No dia 25 de setembro, o procurador-geral da Suíça, Michael Lauber, um procedimento penal contra o presidente da entidade por gestão fraudulenta e apropriação indébita. Com a ação, o Comitê de Ética abriu uma investigação interna contra seu próprio líder. Já Valcke responde a um processo por ser o suposto líder de um esquema corrupto para a venda de ingressos da Copa do Mundo de 2014.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.