Feiras Livres da cidade de Natal passam por processo de revitalização

A Prefeitura de Natal deu início ao processo de troca de tendas das feiras livres de  Natal. Nesta semana, as feiras do Carrasco, Alecrim, Cidade da Esperança, Quintas, Pajuçara e Rocas estão sendo contempladas com a nova estrutura, composta por tendas com cobertura de lona e estrutura fabricada em chapa de ferro tubular com galvanização de alta resistência. A empresa Aluban foi a vencedora da licitação.

Este trabalho faz parte de um processo de padronização das feiras livres da cidade ainda em 2013 com o censo e recadastramento dos feirantes. Em seguida, a gestão iniciou a organização e uniformização das feiras.

A Semsur realizou o trabalho de setorização e identificação das feiras de acordo com os produtos comercializados, instalando placas de sinalização categorizando os produtos comercializados, além da sinalização aérea e terrestre para indicação dos produtos. Também foi feita a implantação das estruturas metálicas das seis maiores feiras existentes (Alecrim, Carrasco, Cidade da Esperança, Pajuçara, Quintas e Rocas).

Além dos investimentos nas colocações de tendas, a prefeitura também instalou banheiros químicos em todas as feiras livres, lixeiras fixas, coletores móveis, implantou a pavimentação de piso e disponibilizou uma equipe permanente de agentes de limpeza e fiscais da Semsur em todas as feiras.

Outro investimento que está sendo adotado nas feiras é a instalação de balcões frigoríficos, com o objetivo de atender aos requisitos sanitários necessários para a comercialização de produtos de origem animal. O trabalho já começou na feira livre das Quintas, com a substituição das bancas de madeira por freezers nos setores que comercializam mercadorias de origem animal (carnes, queijos, aves, etc). A instalação elétrica é disponibilizada pelo Departamento de Iluminação.

As feiras livres do Cidade Praia, Parque dos Coqueiros, Pajuçara e Santa Catarina foram remanejadas do solo arenoso para pavimentado, tendo em vista a melhoria nas condições de higiene e adequações a normas sanitárias.

Atualmente, o município possui 22 feiras livres, sendo que todas as seis maiores feiras (Alecrim, Carrasco, Cidade Da Esperança, Pajuçara, Quintas e Rocas) já foram padronizadas. A  próxima feira a ser contemplada com o processo de padronização é a do Santa Catarina, na zona Norte da capital. Através de uma portaria da Semsur também foi instituída a obrigatoriedade do uso de lonas, as chamadas saias, nos revestimentos das bancas utilizadas pelos feirantes. Também foi proibido o uso de botijões de gás nas feiras livres de Natal.

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!