Home Notícias Brasil RN Exposição Agropecuária reúne criadores do RN e movimenta economia do Seridó

Exposição Agropecuária reúne criadores do RN e movimenta economia do Seridó

Publicidade

Exposição Agropecuária reúne criadores do RN e movimenta economia do Seridó
Fotos: Demis Roussos
0
Publicidade

A procura foi grande e todos os espaços de argolas e currais da Exposição Agropecuária do Seridó, que acontece este final de semana, no Parque de exposição Governador Walfredo Gurgel, na cidade de Caicó, foram preenchidos. O evento, que movimentará a economia da região, é realizado pelo Governo do RN, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, com apoio da ANORC – Associação Norte-riograndense de Criadores e ANCOC – Associação Norte-riograndense de Caprinos e Ovinos. As entidades esperam recorde na participação de animais nas diversas raças de bovinos, caprinos e ovinos, bem como nos resultados de negócios gerados.

Apesar da seca que há quatro anos impera no Estado, os agropecuaristas estão confiantes numa realização bem sucedida do calendário de Exposições Agropecuárias, que este ano recebeu incentivo maior do Governo do RN. “Isso demonstra a força, vocação e talento dos nossos criadores. A grande participação na exposição de Caicó é mais uma demonstração da pujança da nossa pecuária. O desafio agora é criarmos mecanismos para a convivência permanente com a seca, com apoio governamental, tecnologia e investimentos privados também. Estamos convocando todos para um grande debate em Caicó, no próximo sábado, quando vamos debater as estratégias que devemos adotar”, destaca Antônio Teófilo, presidente da ANORC.

A Exposição do Seridó contará com uma vasta programação, envolvendo atrações locais, artesanato regional julgamento de pista de caprinos, ovinos e bovinos (pardo suiço, guzerá e sindi) e o grande leilão Seridó. O evento acontece no período de 21 a 24 de maio de 2015. A abertura oficial acontece nesta sexta (22), 19 horas. No sábado, 10 horas, está programada uma grande reunião de agropecuaristas e diversas entidades representativas, como FAERN, ANORC, ANCOC, para tratar do tema da seca e as alternativas a serem adotadas pelos criadores para a manutenção dos rebanhos com produtividade.

A Exposição de Caicó será realizada sob coordenação do Governo do Estado. No início desta semana, o governador Robinson Faria recebeu todos os representantes do segmento agropecuário e assegurou apoio na execução do calendário de exposições, bem como na intermediação, em Brasília, de pleitos como a manutenção da venda do milho subsidiado e a renegociação de dívidas para que novas operações bancarias possam ser realizadas. “Sabemos que estas não são atribuições do Governador, mas ele levará essa bandeira para Brasília. No que cabe ao Governo do RN, estamos atentos e trabalhando para compensar as perdas da seca. Inclusive a questão do abastecimento dágua não só para humanos mas também para o abastecimento animal”, destacou o secretario de Agricultura, Pecuária e Pesca, Haroldo Abuana.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Dia: 22/05/2015 – Sexta-feira

19:00 – Abertura oficial da Exposição.

Dia 23/05/2015 – Sábado

08:00 – Início do julgamento dos Caprinos e Ovinos, logo em seguida o julgamento dos Bovinos;

20:00 – Grande Leilão Seridó.

Dia 24/05/2015 – Domingo

09:00- Saída dos animais.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!