Home Concurso Público Exército Brasileiro terá concursos com mais de 2 mil vagas para nível médio e superior

Exército Brasileiro terá concursos com mais de 2 mil vagas para nível médio e superior

Publicidade

Exército Brasileiro terá concursos com mais de 2 mil vagas para nível médio e superior
0
Publicidade

O ano de 2016 será um celeiro de boas oportunidades para quem deseja ingressar na carreira militar. Acontece que o Exército Brasileiro lançará editais de concurso público para preenchimento de mais de 2 mil vagas.  O anuncio foi feito pelo órgão no último sábado, dia 17, por meio de sua página oficial no facebook.

Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook

Ainda não se tem maiores detalhes sobre a seleção, mas até o momento o que se sabe é que a contratação será para os cargos de Nível Médio, Técnico e Superior, para ambos os sexos.

As carreiras

O militar de carreira (oficial ou sargento) é aquele que ingressa no Exército mediante a aprovação em concurso público, de âmbito nacional, de acordo com a sua faixa etária e escolaridade, para uma das seguintes Escolas de Formação:

Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx): escola militar do Exército destinada aos jovens do sexo masculino que tenham concluído ou estejam cursando a terceira série do ensino médio. Tem como objetivo preparar candidatos para ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras, escola responsável pela formação do oficial de carreira das Armas (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações), do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico (espcex.ensino.eb.br)

Instituto Militar de Engenharia (IME): estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela formação do oficial engenheiro militar de carreira. É destinado a quem possui o ensino médio ou já é formado em Engenharia (ime.eb.br)

A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx): é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela seleção e preparação de recursos humanos para atuar nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Magistério, Informática, Economia, Psicologia, Estatística, Pedagogia, Veterinária, Enfermagem e Comunicação Social. O Capelão Militar também tem seu ingresso pela EsFCEx mediante concurso público específico. Estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela formação do oficial de carreira do Quadro Complementar de Oficiais. Possibilita o ingresso de ambos os sexos já graduados no ensino superior nas áreas de interesse do concurso (esfcex.ensino.eb.br)

Escola de Saúde do Exército (EsSEx): estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela seleção e formação  do oficial de carreira do Quadro do Serviço de Saúde. O curso possibilita o ingresso de ambos os sexos, desde que sejam possuidores do ensino superior completo na área de medicina, odontologia e farmácia. (essex.ensino.eb.br)

A Escola de Sargentos das Armas (EsSA): escola militar do Exército responsável pela formação inicial de sargentos de carreira de qualificações: combatente, logística técnica e aviação (para sexo masculino) e,  música e saúde (para ambos os sexos).

O período de qualificação é realizado em 03 (três) estabelecimentos de ensino militar do Exército:

Escola de Sargentos das Armas, onde são formados os sargentos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, que são as chamadas “Armas” com atuação na linha de frente do combate (esa.ensino.eb.br). Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), situada no Rio de Janeiro-RJ, é o Estabelecimento de Ensino responsável pelos cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Material Bélico (Manutenção de Viatura Auto, Manutenção de Armamento e Mecânico Operador), Intendência (área administrativa), Topografia, Manutenção de Comunicações (equipamento rádio) e Sáude. Além do Curso de Formação de Sargentos Músicos e do Curso de Especialização em Mestre de Música. O ingresso ocorre exclusivamente por meio do concurso de âmbito nacional realizado pela EsSA. São os militares que apoiam o combate (esslog.ensino.eb.br). Centro de Aviação do Exército, situado em Taubaté-SP, forma o sargento encarregado pela manutenção de equipamentos de aviação. O Curso de Formação de Sargentos de Aviação é o único curso de formação que qualifica sargentos combatentes de carreira do Exército Brasileiro fora da EsSA e da EsSLog. Atualmente, a formação do futuro Sargento de Aviação está dividida em dois períodos: o básico e o de qualificação. O período básico é desenvolvido no 12º GAC, em Jundiaí, SP. O período de qualificação é desenvolvido no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) (ciavex.ensino.eb.br).

Detalhes

Concurso: Exército Brasileiro

Organizador: O próprio órgão

Cargo: Diversas áreas

Escolaridade: Nível médio, técnico e  superior

Número de vagas: 2 mil

Remuneração: Até R$ 5 mil

Situação: Anunciado

Previsão para publicação do edital: 2016

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!